revolução cubana

Páginas: 7 (1733 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
= REVOLUÇÃO CUBANA E EMBARGO ECONÔMICO =


CUBA - contextualização:

- Ex-colônia espanhola / Um dos últimos países latino-americanos a conquistar sua independência.

- Independência em 1898 com aliança militar dos Estados Unidos, que buscavam garantir seus interesses econômicos de exploração, sobretudo, da cana-de-açúcar.

- Direito de intervenção política dos Estados Unidos no iníciodo século XX.

- Grave crise social - população em extrema pobreza, alto índice de desemprego, alta taxa de analfabetismo e de óbitos por doenças que já existiam a cura. 

- Várias ocupações militares estadunidenses / década de 1950, o general Fulgêncio Batista empreendeu um regime ditatorial explicitamente apoiado pelos EUA – negligência à crise social e repressão.

- Em contexto degrande desigualdade social, uma minoria vivia com luxo e riqueza / cassinos e bordéis frequentados pela máfia e pelos fuzileiros dos EUA.

- Em 26 de julho de 1953 houve um ataque em oposição a Fulgêncio Batista a um quartel de Moncada, onde Fidel Castro ficou em evidência como atuante do movimento, que fracassou / Busca por exílio no México, onde conheceu Che Guevara / Novo ataque em 1956, tambémfracassado ocasionando seu esconderijo na Serra Maestra, onde planejou um novo ataque.

- Entre 1956 e 1959 – um grupo de cerca de 80 homens, liderados por Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara, conquistaram diversas cidades cubanas.

- 1959 – MARCO DA REVOLUÇÃO CUBANA – o governo de Fulgêncio Baptista foi, então, deposto e Fidel Castro tornou-se chefe de Estado implementando,POSTERIORMENTE, um governo SOCIALISTA.
MEDIDAS ADOTADAS POR FIDEL:

REFORMA AGRÁRIA
NACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS / Rivalidade com os Estados Unidos





CONSEQUÊNCIAS:

- 1961 - Fim das importações do açúcar cubano pelos Estados Unidos

- Aproximação econômica com a antiga URSS / Rompimento diplomático com os Estados Unidos (Guerra Fria).

- 1962 – Guerra dos Mísseis – URSSintenciona fazer de Cuba, uma área estratégica através da instalação de mísseis soviéticos, que apontavam para os Estados Unidos.

- 1962 – Governo de John Kennedy - Embargo econômico (Bloqueio econômico) – proibição dos Estados Unidos dos países aliados comercializarem com Cuba.

- Financiamento da economia cubana pela antiga URSS

- Grande investimento nas áreas sociais

- 1991 – Fim da URSS –declínio econômico de Cuba.

- 2008 – Saída oficial de Fidel Castro do poder e Posse do presidente Barack Obama – Fim do bloqueio?

























O CONTINENTE AFRICANO


ÁFRICA – REGIONALIZAÇÃO

Ao se falar em continente africano, duas regiões devem ficar claramente delimitadas: a África Setentrional (do Norte ou Islâmica) e a África Meridional (do sul ouSubsaariana). O limite natural destas regiões é o deserto do Saara.

A África Islâmica corresponde aos países de língua árabe e de religião predominantemente islâmica. A África Subsaariana apresenta a maioria da população africana, com predominância de negros com grande diversidade étnica. Nessa região concentram-se alguns dos problemas mais sérios em termos econômicos e sociais do mundo, comoa desnutrição, a miséria, a pobreza e o maior número de casos de portadores do vírus HIV (vírus da AIDS), além dos menores valores de IDH do mundo.




ÁFRICA – ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS

A África abriga cerca de mais de 50 países de economia subdesenvolvida devido ao longo tempo de exploração europeia. A maioria de sua população (aproximadamente 70%) vive em áreas rurais, pois sua economiase baseia, predominantemente, na agricultura, no extrativismo e na pecuária, onde se destaca a criação de ovelhas e de capivaras.
As atividades agrícolas ocorrem em áreas férteis para fins comerciais destinadas ao mercado externo sendo desenvolvidas em platations, que pertencem às classes mais privilegiadas e exploram a mão-de-obra submetida a baixíssimos salários. Estas áreas são produtoras,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Cubana
  • Revolucao Cubana
  • Revolução cubana
  • Revolução Cubana
  • Revolução Cubana
  • Revolução Cubana
  • revolução cubana
  • Revolução cubana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!