Revolução Cubana

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014







Revolução Cubana







Introdução
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro. Neste trabalho, serão relatados alguns pontos e fatos decorrentes desta história.Revolução Cubana
Até 1898, Cuba e Porto Rico eram as últimas colônias espanholas no continente americano. Naquele ano, derrotada em uma guerra de seis meses, a Espanha cedeu as duas ilhas aos Estados Unidos. Estes retiveram Porto Rico em seu poder e concedeu a independência política a Cuba,  naturalmente protegendo os interesses norte-americanos no país, dentro da célebre BigStick Policy (Política do Porrete).
Cuba permaneceu sob ocupação militar dos Estados Unidos até maio de  1902, quando entrou em vigor a Constituição Cubana. Antes, porém, o texto constitucional passou pelo Congresso Norte- Americano, que lhe adicionara a Emenda Platt – dispositivo legal que permitia aos Estados Unidos, a seu critério, intervir militarmente em Cuba. No ano seguinte, o governo cubanocedeu aos norte-americanos, em caráter perpétuo, o porto de Guantánamo, que seria transformado em uma importantíssima base militar. O presidente Franklin Roosevelt abriu mão da Emenda Platt em 1934 dentro da recém-formulada Política da Boa Vizinhança; mas Guantánamo permaneceu sob controle dos Estados Unidos.
Cuba fora uma colônia agrícola, centrada na exportação de açúcar e tabaco. Após aindependência, a aristocracia fundiária local continuou a se dedicar à lavoura canavieira e tabageira; mas o setor de transformação desses produtos passou rapidamente para o domínio do capital norte-americano. Paralelamente, houve fortes investimentos dos Estados Unidos em refinarias de petróleo, transportes, eletricidade e hotelaria. Devido à grande concentração de renda e ao fluxo de lucros para oexterior, a imensa maioria dos cubanos continuou a viver na pobreza  e mesmo na miséria, no caso dos trabalhadores rurais.




Origem da Revolução Cubana

Nas primeiras décadas do século XX, Cuba foi governada democraticamente, com presidentes dóceis aos Estados Unidos exercendo mandatos de quatro anos (um deles conseguiu dois mandatos  consecutivos). Tropas norte-americanas intervieram no paísapenas entre 1906 e 1909. Em 1929, o então presidente, general Gerardo Machado, reelegeu-se fraudulentamente e implantou uma ditadura, derrubada em 1933 por uma revolta de estudantes respaldada por soldados rebelados. Curiosamente, o líder militar do movimento, Fulgencio Batista, era um simples sargento. Promovido rapidamente a coronel e nomeado comandante do Exército, Batista tornou-se o homemforte de Cuba até  1959, governando por meio de títeres (testas-de-ferro) ou ocupando pessoalmente a Presidência da República (1940-44 e a partir de 1952). Durante esse longo período, a violência contra os opositores e a corrupção político-administrativa atingiram níveis inéditos no país.
Em 26 de julho de 1953, um grupo de pouco mais de cem opositores ao regime de Batista, pertencentes à classemédia e liderados pelo jovem advogado Fidel Castro, atacou o Quartel de Moncada  a segunda maior base militar da ilha. Derrotados, os sobreviventes da incursão foram presos e torturados; após dois anos, porém, ditador libertou-os.

Fidel e seus companheiros exilaram-se no México, onde travaram contato com militantes comunistas de diversos países que lá viviam  entre eles, "Che" Guevara,provavelmente o responsável pela conversão do liberal Fidel ao marxismo.
Na Cidade do México nasceu o Movimento 26 de Julho, cujo propósito era derrubar Batista e redemocratizar Cuba. Depois de treinarem táticas de guerrilha e havendo obtido alguns financiamentos, 82 militantes embarcaram no iate Granma (atualmente nome do jornal oficial do Partido), rumo a Cuba. Surpreendidos ao desembarcar por forças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Cubana
  • Revolucao Cubana
  • Revolução cubana
  • Revolução Cubana
  • Revolução Cubana
  • Revolução Cubana
  • revolução cubana
  • Revolução cubana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!