revoltas

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Balaiada
Local: Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.
Objetivo: Quem mais sofria as conseqüências dos problemas econômicos do Maranhão era a população pobre. Ou seja,multidão formada por vaqueiros, sertanejos e escravos.

Cansada de tanto sofrimento, essa multidão queria lutar, de algum modo, contra as injustiças. Lutar contra a miséria, a fome, a escravidão e osmaus-tratos. Havia também muita insatisfação política entre a classe média maranhense da cidade, que formava o grupo dos bem-te-vis. Foram os bem-te-vis que iniciaram a revolta contra os grandesfazendeiros conservadores do Maranhão e contaram com a participação explosiva dos sertanejos pobres.

Os principais líderes populares líderes da Balaiada foram: Manuel Francisco dos Anjos Ferreira(fazedor de balaios, donde surgiu o nome balaiada); Cosme Bento das Chagas (chefe de um quilombo que reunia aproximadamente três mil negros fugitivos); Raimundo Gomes (vaqueiro).

A Balaiada não tinhauma organização consistente, nem um projeto político definido. Não tinha um movimento único e harmônico. Foi um conjunto de lutas dos sertanejos marcadas pelo desejo de vingança social contra ospoderosos da região.

Apesar de desorganizados, os rebeldes balaios conseguira conquistar a cidade de Caxias, uma das mais importantes do Maranhão. Mas não havia clareza de objetivos entre os líderespopulares ao assumir o governo. O poder foi então entregue aos bem-te-vis, que já estavam preocupados em conter a rebelião dos sertanejos.
Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, RaimundoGomes, se entregou as tropas oficiais.

- Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.- Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.

- Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revoltas
  • Revoltas
  • Revolta
  • revoltas
  • Revolta
  • a revolta
  • A Revolta
  • ReVOLTAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!