REVOLTAS DA REPÚBLICA VELHA

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar as quatro revoltas mais importantes da República Velha, que de uma forma ou de outra, mudaram a historia do Brasil. Foram todas com motivos que desagradavam aos menos desenvolvidos, excluídos da “sociedade”, e que se revoltaram com a forma de discriminação e agressão.
A guerra dos canudos ocorreu porque a diferença social em questão de terrasfoi muito grande. Os menos favorecidos tiveram piores condições. E o medo dos mais favorecidos de suas terras serem invadidas pelos menos desenvolvidos. E assim, várias revoltas ocorreram, matando milhares de pessoas, e várias agressões.
Já a revolta da Chibata, foi revolta contra agressões feitas aos marinheiros com 50 chibatadas. Mas quando um dos marinheiros recebeu 250 chibatadas. Ele serevoltou e com outros homens começou a rebelião.
A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular contra a imposição da vacinação obrigatória.
E o Cangaço foi um fenômeno social caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros a fim de reivindicar melhores condições sociais no nordeste.
.











REVOLTA DOS CANUDOS
A violência, a seca, a fome e o abandono políticotomavam conta do Nordeste no século XIX. E todos esses problemas levaram a uma grande diferença social, causando uma guerra civil. Esse conflito foi liderado por Antônio Conselheiro, que dizia ser um enviado por Deus. Com esse argumento dizia que foi enviado para acabar com as diferenças sociais e os ditos pecados republicanos (casamentos civis e cobrança de imposto). Assim ele conseguiuseguidores que acreditaram no que ele disse.
No Brasil pouco tempo antes, havia sido assinada a Lei Áurea, acontecera o golpe republicano, o fechamento do congresso, além da queda da monarquia. Todas essas transformações radicais foram cenários do inicio da Revolta dos Canudos.
Tudo começou com uma anunciação de Antônio Conselheiro e sua gente. Segundo estes, Canudos era um lugar composto porcomunistas, fanáticos e monarquistas. Mas a única coisa que unia os canudos e os sertanejos era a vontade de escapar da fome e da violência. E acharam na religião a forma mais concreta para expressar essa revolta.
A cidade de Canudos se tornou uma das cidades mais povoadas da Bahia. Com isso havia uma preocupação dos donos de terra, pois temiam que suas terras fossem invadidas e roubadas pelosseguidores. Então, eles pediram auxilio ao novo governo republicano para enfrentar tal ameaça. Foram então criados motivos para que ela fosse equipada com recursos e soldados, começando assim o conflito.
A primeira reação do governo foi em 1896, com o auxilio do governo estadual. O tenente que comandava o ataque contra o arraial era Manuel da Silva Pires Ferreira que na primeira tentativa foi surpreendidopelos conselheiristas. Em 1897 se deu outra tentativa ao governo, que foi comandada por Febrônio de Brito, e mais uma vez foram surpreendidos pelos jagunços que estavam armados.
Houve uma grande repercussão no Rio de Janeiro, e com isso fez com que o governo assumisse a repressão. Fizeram a primeira expedição a Canudos, e quando milhares de nordestinos souberam disso, foram a defesa doConselheiro. Depois de muitos ataques, Moreira Cesar, que estava na liderança dessa repressão, foi morto. Abalou-se a expedição e a consequência foi o recuo do mesmo.
Em 1897 começou a quarta e a ultima expedição comandada por Artur Oscar de Andrade Guimarães. Dessa vez as tropas vieram com mais força e derrotaram o “Homem-Santo”. Devido a isso muitos sertanejos desistiram da guerra e o arraial serendeu, no dia 5 de 1897.
REVOLTA DA CHIBATA
A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.
O estopim da revolta ocorreu quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revoltas ocorridas na republica velha.
  • REVOLTAS DA REPÚBLICA VELHA
  • Revoltas na República Velha
  • REVOLTAS DA REPUBLICA VELHA
  • Revoltas Na Republica Velha
  • Revoltas da republica velha
  • AS REVOLTAS URBANAS NA REPÚBLICA VELHA
  • As revoltas populares da república velha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!