Revolta da vascina

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 13 de março de 2013
Revolta da Vascina
Local: Rio de Janeiro
Motivo: O então presidente Rodrigues Alves ordenou o alargamento de ruas, aplicação de rede de água e esgoto e o "combate às epidemias" que castigavam acidade, como febre amarela, varíola e peste bubônica.
O combate às epidemias ficou a cargo de Osvaldo Cruz, um dos mais importantes sanitaristas que o País teve. Ele ordenou vacinação obrigatóriapara deter a varíola.
A ignorância da maioria da população, aliada à falta de uma campanha que esclarecesse a importância da vacina, levou a uma revolta popular, pois o povo do RJ já estava farto dasmedidas do governo que o prejudicavam, como as citadas acima, que expulsaram a população pobre do centro da cidade.
O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria.Data: 1904
Líderes: Oswaldo Cruz
Fim: O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria. Cerca de 50 pessoas morreram e mais de 100 foram feridas. Centenas departicipantes dos conflitos foram presos e deportados para o Acre.
Revolta da Chibata
Local: Rio de Janeiro
Motivo: Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicos aeles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que serecusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo dogoverno um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais umoficial e um marinheiro. 
Data: 1910.
Líderes: João Cândido Felisberto.
Fim: Desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revoltas
  • revoltas
  • Revoltas
  • revoltas
  • Revolta
  • revoltas
  • Revolta
  • a revolta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!