Revolta da Chibata

Páginas: 4 (920 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
Durante o governo presidencial do marechal Hermes da Fonseca aconteceu uma das mais famosas revoltas brasileiras ocorridas na Primeira República, a Revolta da Chibata. O movimento teve localizaçãono Rio de Janeiro na Baía de Guanabara de 22 a 27 de novembro de 1910 e envolveu alguns militares da Marinha Brasileira.
Os marinheiros tomaram os principais navios da Armada, em protesto contra suascondições de trabalho, os alimentos estragados que lhes eram oferecidos, os trabalhos pesados que lhes eram impostos e principalmente o costume degradante da do castigo da chibata, herança daescravidão. 
O líder da Revolta da Chibata de 1910, João Cândido Felisberto, poderá ter seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na praça dosTrês Poderes, em Brasília.
A situação da Marinha Brasileira era notoriamente de defasagem em relação aos outros países do mundo ou mesmo da própria América Latina. Isso se dava tanto em suas condiçõestécnicas e de armamento quanto na realidade do cotidiano dos marinheiros. O grande corpo da Marinha era formado por negros e mulatos que tinham sido alforriados ou libertos em 1888 com a Lei Áurea. Mas quem ocupava de fato os cargos de comando, as lideranças, eram militares brancos. Naturalmente, os brasileiros não deixaram de lado simplesmente com a abolição da escravatura o preconceito e adiscriminação com os negros. Na verdade, a discriminação com os negros cresceram após a abolição e os mesmos enfrentaram sérias dificuldades para se sustentarem e sobreviverem depois do decreto. Talsituação foi transportada também para a Marinha Brasileira.
Havia sido prática comum em todos os países do mundo a punição física dos marinheiros em decorrência de condutas inadequadas. Essa punição sedava normalmente através de chibatadas. Entretanto, quando foi proclamada a República Brasileira, o país seguiu uma ordem que já estava vigente na marinha dos países do mundo e determinou também no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!