Revião de negócios internacionais

1132 palavras 5 páginas
FACULDADE SÃO LUCAS
Coordenação de Administração

Curso: Administração de Negócios – 8º Período

Disciplina: Negócios Internacionais

Questionário de Revisão

1)Defina o que vem a ser INCOTERMS e qual a sua importância na atividade de comércio exterior?

R: INCOTERMS – Internacional Commercial Terms, ou Termos de Comércio Internacional.
Sua utilização é feita através de 13 siglas, denominadas condições de vendas, cuja linguagem conhecida mundialmente por exportadores e importadores, evita uma série de dúvidas e mal entendidos nas transações comerciais internacionais

2)Qual o INCOTERMS mais utilizado nas exportações brasileiras e como ele define a responsabilidade e obrigações do exportador e do importador?

R: FOB (Free on Board – Livre a Bordo)...... Porto de Embarque Designado (Somente no transporte aquaviário).
Nela o exportador arca com todos os custos e se compromete a entregar a mercadoria, livre e desembaraçada, dentro do navio indicado pelo importador e no porto de embarque designado no contrato de venda.

Dessa forma, ficam por conta do exportador todos os custos e riscos até que a mercadoria cruze a amurada do navio, como também corre por sua conta o cumprimento de todas as formalidades alfandegárias necessárias a exportação.

3)Qual o INCOTERMS de menor responsabilidade para o exportador e qual o de maior responsabilidade? Explique as obrigações do exportador e do importador em cada um desses INCOTERMS.

R: O de menor responsabilidade: CFR – Custo e Frete. Além da responsabilidade pela contratação do transporte, assumirá as despesas com o frete internacional e demais custos que ocorrerão para levar a mercadoria até o porto de destino designado.
A responsabilidade do exportador por riscos de perdas ou danos encerra-se no momento em que mercadoria cruzar a amurada e for entregue a bordo do navio, no porto de embarque. A contratação e pagamento do seguro será por conta do importador.

O de maior

Relacionados