Revitalizaçao

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
revitalização da

Plaza de la Encarnación, na Espanha

Metropol Parasol em Sevilha Projeto de J. Mayer H. Architects Sevilha, Espanha, 2004-2011

O escritório de arquitetura alemão Jürgen Mayer H. Architects foi o campeão de um concurso realizado em 2004 para a revitalização da Plaza de la Encarnación.O projeto denominado “Metropol Parasol” (MP) cobre uma área de 150m x 70m.

Sevilha,com 700.000 habitantes é a quarta maior cidade do país.

A prioridade para os arquitetos foram as questões da forma e espaço, com materiais reutilizados.

Os seis cogumelos amorfos, mais altos que os edifícios vizinhos, parecem flutuar sobre a praça, jorrando sombras xadrez sobre ela

Inspirada nas cúpulas da catedral e na arborização da vizinha Plaza del Cristo de Burgos esta megaestruturaé ancorada por seis troncos, com bases de concreto aparente, onde se encontram os elevadores e escadas que dão acesso aos outros níveis.

Toda a estrutura do local é feita de madeira coberta por uma fina camada de poliuretano

Inicialmente, o terreno seria transformado em um estacionamento, mas após descobertas arqueológicas no local, a prefeitura de Sevilha decidiu transformar o local emum centro cultural

Com as escavações para a construção do estacionamento subterrâneo veio à tona a antiga urbe romana Hispalis, com ruínas de edificações e vielas e belos mosaicos que estavam sob as ruínas do convento. Se trata de um espaço aberto de 4.879m²

As obras começaram no verão de 2005, com um custo estimado de 50 milhões de euros, e se prolongaram até março de 2011. No final, foramnecessários 86 milhões de euros para concluir o projeto. Várias razões vêm sendo citadas para justificar este aumento, considerado exorbitante por muitos. Entre os motivos, são citadas a instalação do museu e algumas escavações, não previstas originalmente. Outra causa foi a demora na busca de uma solução construtiva para a estrutura, pois tanto os arquitetos quanto os engenheiros e a empresaconstrutora não tinham experiência neste tipo de construção. Enquanto se faziam testes, a obra ficou mais de um ano parada. O elevado custo do projeto, a sua arquitetura e a localização dentro do Centro Histórico já causaram muita polêmica. Para muitos, a linguagem arquitetônica e a estrutura dos cogumelos agride as reminiscências históricas, principalmente medievais, góticas e barrocas, que cunham ocentro histórico de Sevilha. Os mais coniventes acham que estes projetos “modernos” se encaixam melhor do outro lado do Rio Guadalquivir, na Ilha La Cartuja, local da Expo de 1992. Observando somente fotos aéreas, se tem a impressão que foi cometido um erro de escala - este corpo estranho se encrava quase de maneira brutal na composição familiar do Centro Histórico. Mas é precisamente essaaparente megalomania que o torna um novo marco arquitetônico tanto em Sevilha como na Espanha, já consagrada com centenas de ícones arquitetônicos contemporâneos.

Parque de Madureira - Zona Norte do Rio

Foram investidos 100 milhões de reais para transformar o antigo terreno baldio da Light.

Jardim Botânico. Com espécies nativas e exóticas, foi feito especialmente para os deficientesvisuais. Eles podem tocar e identificar cada planta pela textura e o cheiro das folhas.

Pista de skate. Tem espaço para modalidades street, longboard e vertical. O maior vão possui 3,5 metros de profundidade e, somando-se todo o espaço, são 3.850 metros quadrados .

Praça do Samba. Próximo à quadra da Portela, o parque também ganhou uma área dedicada ao ritmo. A praça tem capacidade para 360pessoas sentadas ou 3.000 em pé.

Bicicletas. Caso não queira caminhar por mais de um quilômetro para conhecer toda a extensão. É possível
alugar uma bicicleta no sitema Bike Rio. Outra opção são as bicicletas com dois e três lugares.

Fontes. No total, são cinco jatos d'água e lagos que ocupam 1600 metros quadrados,
ajudando a reduzir a temperatura.

Centro de educação ambiental. É a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revitalização
  • revitalização
  • Revitalização
  • Revitalização
  • Revitalização
  • REVITALIZAÇÃO RIO
  • Revitalização de marcas
  • Revitalização cutanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!