REVISÃO DE LITERATURA SOBRE USO DA BANDAGEM ELÁSTICA TERAPÊUTICA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL E PADRÃO FLEXOR

568 palavras 3 páginas
REVISÃO DE LITERATURA SOBRE USO DA BANDAGEM
ELÁSTICA TERAPÊUTICA EM CRIANÇAS COM PARALISIA
CEREBRAL E PADRÃO FLEXOR
Victor Rodrigues Barcelo, Juliane Costa Silva, Débora da Cunha Almeida,
Iasmin Paula Carvalho de Souza, Jessyca Luana Melo Costa Santos, Allison
Gustavo Braz.
Curso de Fisioterapia - Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
Introdução: A paralisia cerebral (PC) está entre as patologias infantis mais comuns; com incidência de 2 a 7 em 1.000 nascidos vivos. Pode ocorrer durante o período pré, peri ou pós-natal devido a um evento lesivo. Pacientes com PC apresentam alterações tônicas; a mais comum é a espasticidade de músculos flexores dos membros superiores e músculos extensores dos membros inferiores. O diagnóstico envolve retardo no desenvolvimento motor e alterações de reflexos. O tratamento da PC é realizado por uma equipe multidisciplinar, com enfoque fisioterápico. Nos últimos anos a bandagem terapêutica vem sendo utilizada de várias formas como técnica de tratamento.
Existem relatos na literatura do uso da bandagem em diferentes áreas como na área vascular, traumato-ortopédica e desportiva. Estudos vêm sendo realizados relacionando sua aplicação no tratamento de disfunções neurológicas, entretanto, buscas na literatura apontam uma escassez de evidências científicas sobre esta temática. A bandagem elástica é um método não invasivo com estimulação constante sobre a pele, que ativa áreas do córtex somatossensorial primário, obtendo melhor resposta motora.
O padrão flexor causa limitações e dependência nas atividades de vida diária e lazer das crianças com PC. Associada aos métodos de tratamento convencionais para a melhora deste padrão, a bandagem elástica terapêutica poderia ocasionar benefícios no controle do tônus muscular, amenizando a espasticidade. Objetivos: Verificar os benefícios adicionais da utilização da bandagem elástica, relacionada a outros métodos terapêuticos no tratamento do padrão flexor em

Relacionados