Revistividade do solo

2472 palavras 10 páginas
Mapeamento do campo experimental de geofísica (CEG) da FEUP pelo método da resistividade Resumo
Pretende-se com este trabalho, realizado no âmbito da unidade curricular “Projeto FEUP”, elaborar o mapeamento do campo de geofísica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através de um método indireto, o método da resistividade eléctrica, mais concretamente o arranjo de Schlumberger.
Mostrar-se-á também neste trabalho, todo o trabalho prático realizado pelo grupo na recolha de dados a partir do terreno.
Agradecimentos
A equipa está grata a todos os oradores responsáveis pelas palestras da semana de receção, pois mostrou-se uma formação útil para a elaboração de todo o relatório. Agradecemos também aos professores envolvidos no projeto, Professor Alexandre Leite, Professor Jorge Carvalho, Professor José Rodrigues, e, como não poderia deixar de ser, ao nosso monitor, José Pedro Gomes.
1.Introdução
Este trabalho tem como principal objectivo fazer o mapeamento do campo de geofísica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através deste mapeamento pretendemos inferir sobre o tipo de solo existente a uma certa profundidade.
Realizou-se todo um trabalho prático de recolha de valores de resistividade em certos pontos, a partir dos quais, com acesso às TIC’s, se mapeou o terreno.
Definir campo experimental e atribuir a cilga
O trabalho temcompenete de recolha de dados e de campo, como o tratamento de dados
Teve de haver uma preparação anterior ao trabalho de campo
2. Resistividade Elétrica
Quando se pretende investigar as variações das propriedades eléctricas de solos, ou materiais, recorre-se a métodos geofísicos. Estes métodos permitem-nos conhecer as principais características do nosso terreno em estudo – o Campo Experimental Geofísico, e desta forma retirar as informações necessárias.
As propriedades eléctricas dos materiais localizados abaixo da superfície da terra designam-se de resistividade eléctrica, permitividade eléctrica

Relacionados