Revista RADIS n134

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Trabalho de Políticas de Saúde


Testes de vacina contra os quatro tipos de dengue
O Instituto Butantan, em São Paulo, testa este mês em humanos vacina contra os quatro tipos de dengue, que vem sendo desenvolvida em parceria com Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), desde 2005, e que já foi testada em animais, informou o portal de notícias G1 (30/9). Os testes no Brasil serãorealizados em três etapas. Na primeira, 50 voluntários de São Paulo, adultos saudáveis, que nunca contraíram o vírus, recebem a vacina. Esse grupo será imunizado em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Na segunda etapa, em 2014, participarão também mais 250 pessoas, que já tiveram a doença, e a vacina será aplicada em dose única. Os ensaios clínicos serão realizados em parceria como Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Adolfo Lutz. A última fase vai recrutar pessoas de diversas partes do país e idades. A vacina já foi testada em humanos nos Estados Unidos, mostrando-se eficaz contra todos os tipos de vírus. Os voluntários não apresentaram efeitos colaterais significativos (erupção cutânea e dor local). Se osresultados finais forem positivos e a vacina for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ideia é que possa fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2018. Outra iniciativa nacional para produção de vacina contra a dengue vem sendo liderada pela Fiocruz, em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). Os testes em seres humanos ainda não foram iniciados.

Oobjetivo deste artigo é mostrar os avanços que está tendo no controle dos quatro tipos de dengue. Começaram a testar em seres humanos, vacinas contra os quatro tipos de dengue, sendo realizadas pelo Instituto Butantan em São Paulo em parceria com Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Esta pesquisa será dividida em duas etapas, com pessoas que nunca tiveram como também as que já tiveram essadoença. Sendo realizada de maneira satisfatória e se a vacina for aprovada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ela poderá fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2018
Mundo desperdiça 1,3 bilhão de toneladas de alimento
Relatório da FAO mostrou (11/9) que o mundo desperdiça 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano, o que gera custos de 750 bilhões de dólares,informou o portal de notícias Terra (11/9). A comida jogada fora tem impacto na economia e contribui também para aumentar as emissões de gases estufa em 3,3 bilhões de toneladas e diminuir as reservas de água potável e a biodiversidade no planeta. “Não podemos permitir que um terço de toda a produção de alimentos seja jogada fora ou perdida por causa de práticas inapropriadas, quando 870 milhõesde pessoas passam fome todos os dia”, afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.
Em 2007, quase 1,4 bilhão de hectares de terras produziram alimentos que não foram consumidos, o que corresponde a 28% da área total utilizada para a agricultura no planeta. O volume de água utilizado para produzir os alimentos não consumidos é três vezes maior do que o fluxo anual do rio mais longo daEuropa, o Volga. A agricultura é um dos maiores perigos para a biodiversidade, devido à ampliação da área cultivada e sua intensificação, informou o relatório. Os impactos da produção de alimentos na biodiversidade concentram-se em regiões mais pobres, como a África Subsaariana e a América Latina.
O levantamento mostrou, também, que cerca de 54% dos alimentos que vão parar no lixo perdem-se aindano processo de produção, no manuseio e armazenamento após a colheita — o que é mais frequente nos países em desenvolvimento. Os outros 46% são desperdiçados nas etapas de distribuição e consumo, cenário mais comum nos países de renda média e alta.
A agência publicou um guia para combate ao desperdício, indicando como principal ação desenvolver melhores técnicas para armazenamento e transporte....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revista Radis nu00FAmero 104 reportagens
  • Radis fome
  • revista
  • revista
  • revista
  • Revista
  • revista
  • Revista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!