Revisitando um clássico da história social

Páginas: 55 (13520 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
FORTES, A., et al.

1

REVISITANDO UM CLÁSSICO DA HISTÓRIA SOCIAL: A ESTRUTURA NARRATIVA DE A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA
ALEXANDRE FORTES1 AMANDA MOREIRA DA SILVA2

1- Professor

do Departamento de História e Economia e do Programa de Pós-Graduação em História - UFRRJ. 2- Aluna de graduação da UFRRJ e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBICCNPq).

RESUMO: FORTES, A., SILVA, da A. M. Revisitando um clássico da história social: A estrutura narrativa de A Formação da Classe Operária Inglesa. Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ: EDUR, v. 29, n 2, p. 01-24, jul.-dez., 2007. Este artigo apresenta uma descrição panorâmica dos temas analisados no livro A formação da classe operária inglesa, do historiadoringlês Edward Palmer Thompson (1924-1993) e tece alguns comentários sobre a relação entre a estrutura narrativa da obra e a renovação conceitual da história social desencadeada pelo autor a partir daquele trabalho, que se transformou imediatamente em um clássico da história social imediatamente após o lançamento da edição original inglesa de 1963.

ABSTRACT: FORTES, A., SILVA, da A. M. Revisitando umclássico da história social: A estrutura narrativa de A Formação da Classe Operária Inglesa. Revista Universidade Rural: Série Ciências Humanas, Seropédica, RJ: EDUR, v. 29, n 2, p. 01-24, jul.-dez., 2007. This article presents an overview of the issues analyzed in English historian Edward Palmer Thompson´s (1924-1993) book The Making of the English Working Class and draw some commentariesregarding the relationship between the book´s narrative structure and the conceptual renewing in social history unleashed by the author since the 1963 release of the original English printing of that work, which immediately became a social history classic.

INTRODUÇÃO Esse artigo apresenta uma descrição panorâmica dos temas analisados no livro A formação da classe operária inglesa 1, do historiadoringlês Edward Palmer Thompson (1924-1993) e tece alguns comentários sobre a relação entre a estrutura narrativa da obra e a renovação conceituação da história social desencadeada pelo autor a partir daquele trabalho, que se tranformou imediatamente em um clássico da história social imediatamente após o lançamento da edição original inglesa de 1963.

Ele se constitui num dos produtos gerados apartir de projeto de iniciação científica desenvolvido desde 2006 com apoio de bolsa do PIBIC (CNPq-UFRRJ). Foi elaborado tendo como principais bases, de um lado, o estudo sistemático desenvolvido há vários anos pelo primeiro autor (orientador) sobre a obra de Thompson, que gerou diversas publicações anteriores, individuais2 ou em coautoria3, e, de outro, o minucioso fichamento dos três volumes daedição brasileira de A formação elaborado pela segunda autora (orientanda).

Rev. Univ. Rural, Sér. Ciências Humanas. Seropédica, RJ, EDUR, v. 29, n. 2, jul.-dez., p. 01-24, 2007.

2

Revisitando um clássico...

A relevância deste trabalho está vinculada à análise, feita em trabalhos anteriores do primeiro autor sobre o tema, de que aspectos importantes do debate teóricometodológicodesenvolvido por Thompson em A formação passam muitas vezes despercebidos numa primeira leitura devido à alta densidade empírica e até mesmo ao tom apaixonado e envolvente da obra: “Ao mesmo tempo, se atende plenamente às exigências do rigor acadêmico (a ponto de tornar-se um dos trabalhos historiográficos mais citados do século XX), seu tom literário e sua narrativa heterodoxa cativam até mesmo os leitoresnada familiarizados com o cipoal de personagens, fatos e processos peculiarmente ingleses com o qual Thompson pouco a pouco constrói sua teia. Na verdade, é necessário embrenhar-se junto com o autor nessa especificidade para, pouco a pouco, identificar os elementos que tornaram esse trabalho objeto de interesse universal.”4 Ao apresentar detalhadamente o relato thompsoniano nas próximas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Gestalt-terapia: revisitando as nossas histórias
  • Fichamento O Clássico e Suas Transições na História
  • História ambiental e seus clássicos
  • História da arte neo classico
  • A historia do bale classico
  • A MUDANÇA SOCIAL PARA OS CLASSICOS DA SOCIOLOGIA
  • OS CLÁSSICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!