REVISITANDO FORD E TAYLOR: EM QUE MEDIDA ESSES MODELOS SÃO ATUAIS PARA A GESTÃO MODERNA?

1332 palavras 6 páginas
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS: GERALDO SIMOES DE AGUIAR –

REVISITANDO FORD E TAYLOR: EM QUE MEDIDA ESSES MODELOS SÃO ATUAIS PARA A GESTÃO MODERNA?

Introdução:

Através dos estudos de Taylor, que estabeleceram como ênfase o fator humano, das unidades fabris e a racionalização do trabalho e os de Ford, estabeleceram como ênfase as linhas de montagens, ambos foram um importante passo para o surgimento da Administração e tem sido referencia até nos dias atuais.
Com o passar do tempo apesar de terem nascido muitas teorias sobre a Administração Moderna, pode-se perceber como a base de produção e gestão das organizações contemporâneas são focadas no que foi evidenciado por Taylor e Ford.
Dessa forma a gestão moderna é uma “máscara” em cima do que foi criticado nos estudos de Taylor e Ford, tendo em foco que o operário hoje busca recompensas tanto sociais como financeiras.
Como enfoque, o trabalho busca expor as contribuições e influências dos estudos de Ford e Taylor na gestão moderna.

As contribuições de Taylor para a Administração Moderna

A biografia aponta como referencia da consulta que, Frederick Taylor nasceu no estado da Filadélfia, nos USA em 1856, recebeu uma educação voltada para a disciplina, devoção ao trabalho e poupança.Iniciou-se profissionalmente como operário de fábrica, graduou-se em Engenharia em 1885 e foi trabalhar em uma grande empresa siderúrgica, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria.
O Taylorismo é um forma de pensar e de agir que ultrapassa fronteiras, indo muito além do seu contexto histórico.
Atualmente a grande maioria das organizações têm seus fundamentos de gestão e administração inspirados nos estudos de Taylor, principalmente no que diz respeito à competitividade de produção das empresas. Taylor foi o primeiro a estudar a racionalização e a eficiência no trabalho. Racionalização esta, de acordo com (STONER

Relacionados