Revisao lileraria

293 palavras 2 páginas
Miocardite é uma inflamação do miocárdio, a camada muscular grossa da parede do coração
O modelo fisiopatológico mais estudado atualmente é a miocardite secundária à agressão viral, que é dividida em 3 fases distintas e bem definidas de agressão e resposta inflamatória: fase aguda, subaguda e crônica. Saber em que fase evolutiva o paciente se encontra é de fundamental importância clínica, pois isso implicação no que se deve esperar dos métodos diagnósticos, assim como no estabelecimento da estratégia terapêutica. miocardite é uma doença inflamatória do miocárdio que é o músculo do coração. Pode estra relacionada com diversas causas omo infecções... esquerda ou biventricular, secundária ao comprometimento pulmonar ou por alteração cardíaca primária., assim como por envolvimento do pericárdio em caso de pericardite constritiva ou por cardiomiopatia restritiva amiloidótica secundária à doença reumática.

Já a dor torácica é geralmente relacionada a pericardite aguda, que quando associada a doenças reumatológicas tem apresentação idêntica a da pericardite idiopática, com abafamento de bulhas, dor torácica subesternal exacerbada em decúbito e , ás vezes, com a tosse, e que se alivia ao assumir a postura ereta. Tamponamento e pericardite constritiva são raros e com diagnóstico relativamente fácil se suspeitado. A elevada pressão venosa em jugular e o pulso paradoxal estão presentes de forma precoce em todos os pacientes, e muitos apresentam o sinal de Kussmaul ( aumento paradoxal da pressão venosa jugular durante a inspiração). Na pericardite crônica a dor é mais branda e de caráter insidioso.

Também comprometimento inflamatório das coronárias pode ser causa de dor torácica retro-esternal.

A dor torácica pode ser ainda de etiologia pleural, causada por tromboembolismo pulmonar relacionado a síndrome antifosfolípide, pela disfunção esofágica da esclerose sistêmica, por artrite costovertebral e até mesmo por infecção oportunista por Herpes Zoster, entre outras

Relacionados