Revis O Bibliografica Instrumenta O Balan A Com Extensometro

466 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAMPUS ITABIRA

PROJETO DE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

ANA LAURA DIAS RODRIGUES
GUILHERME HENRIQUE MONTEIRO
GUSTAVO YAMANACA
LUIS FELIPE DE ARAÚJO E SOUSA
RANNIER ALMEIDA

ITABIRA 2015

As balanças tiveram origem na antiga civilização egípicia, em torno de 5000 a.C. Este aparelho é destinado a determinar a massa dos corpos ou como se diz em linguagem comum, para "pesa-los". Balanças existem dos mais diversos tipos, cada uma com uma certa sensibilidade, capaz de assimilar pequenas variações de massa.
Com o avanço tecnológico apareceram novas formas de projetar e construir uma balança, entre elas com o uso de transdutores. O transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro. Ele pode converter, por exemplo, uma magnitude física, como posição, velocidade, temperatura, luz, entre outras, em um sinal elétrico normalizado. Essa propriedade é utilizada principalmente por sensores. Existem vários tipos

de transdutores utilizados para a medição, o extensometros ou Strain Gages é o mais utilizado entre elas principalmente em balanças de precisão, mas podemos encontrar em plataformas de peso, silos, tanques entre outros.

Figura 1. Balança de precisão

Neste trabalho utilizaremos o extensometro ou “Strain gages” para projetar uma balança. Ela funciona basicamente com uma lamina ou fio de cobre onde são colocadas em forma de “S” (Figura 1) onde a deformação do conjunto muda o valor da resistência através de esforços mecânicos e essa lamina é montada em suporte bastante flexível permitindo a sua deformação da lamina sensores possuem a capacidade de variar sua resistência quando submetidos a um esforço mecânico ou de temperatura.

Figura 2. Strain Gages

O transdutor é utilizado em células de cargas que são estruturas mecânicas, planejadas a receber esforços e deformar-se dentro do regime elástico a eu foram planejadas. São utilizadas para a tração ou compressão, medindo esforços em prensas, cabos maquinas de ensaio,

Relacionados