Revis o bibliogr fica sobre ejetores

4432 palavras 18 páginas
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EJETORES

Por Murillo Serratate

Graduando da 4a Fase em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC 88040-900

Abstract
Esse texto tem como principal objetivo relatar o estado da arte, incluindo diversos aspectos fundamentais e práticos, de ejetores. Contudo não é o objetivo dessa revisão apresentar as fórmulas matemáticas ou detalhamento referente às metodologias teóricas utilizadas, mas sim os resultados obtidos. Para um entendimento do processo matemático envolvido é aconselhável ver os artigos na bibliografia. Assim sendo essa revisão será dividida em três partes, primeiramente uma revisão histórica sobre ejetores, depois as bases teóricas por trás do equipamento e por fim as aplicações mais comuns destes dispositivos.

Palavras chaves: Ejetores, Revisão bibliográfica, Aplicações, Conceitos básicos.

Florianópolis, Junho de 2014.

1. Introdução Ejetores são normalmente conhecidos como bombas ou compressores “não mecânicos”, pois não utilizam de partes móveis para realizar a sua função de compressão. Devido a esse fator são de extrema confiabilidade e exigem pouca manutenção. Nos dias de hoje existe uma grande procura de alternativas para a geração de energia ecologicamente correta. Nesse contexto, os ejetores, combinados com certos tipos de ciclo, vem como uma alternativa plausível para ser implantada. Assim sendo iremos apresentar, além das bases teóricas do equipamento, estudos e pesquisas que investigam o comportamento de ciclos com ejetores. Paralelamente ejetores tem vasta aplicação na área de bombas a vácuo e vem sendo amplamente utilizado na destilação de petróleo, na metalurgia e em experimentos aeroespaciais. Contudo essa revisão focara nas aplicações em ciclos de potência e refrigeração.

2. Princípio Operacional 
Ejetores são regidos pelo efeito Venturi [15], que por sua vez são uma variação da equação de Bernoulli. Como pode ser visto na fig. 1 esse fenômeno ocorre quando se

Relacionados