Revisão economia internacional

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
Revisão Economia Internacional



BALANÇO DE PAGAMENTOS (BP)
 É o registro sistemático das transações econômicas entre residentes e não-residentes de um país durante um determinado período tempo.  É dividido em vários grupos de contas, dos quais os principais são: trans ações correntes (TC) e movimentos de capitais (MK).  A contabilização do BP obedece ao princípio das partidasdobradas. As contas do BP são divididas em operacionais e de caixa.  Nas contas operacionais a entrada de divisas são contabilizadas com o crédito (+) e as saídas como débito (-);  Nas contas de caixa, se registra a contrapartidas das contas operacio -nais.

  

O primeiro país a inventariar seu comércio internacional foi a Inglaterra em 1355. No Brasil a contabilização do BP começou a serrealizada em 1947. Desde então o saldo em TC tem sido predominantemente deficitário, no entanto a BC costuma ser superavitária.
Finalidades primordiais:
 informar como o país se comporta em suas transações com o exterior;  tornar-se um instrumento para o governo tomar decisões necessárias para corrigir problemas relativos às transações com exterior;  servir para medir os efeitos das medidastomadas.



 

Estrutura do Balanço de Pagamentos TC – Transações Correntes (BC+BS+BR+TU) –(conta operacional)
BC – Balança Comercial BS – Balança de Serviços BR – Balança de Rendas TU – Transferências Unilaterais



MK – Movimentos de Capitais (CK+EO+VR)
CK – Conta Capital e Financeira (conta operacional) EO – Erros e Omissões VR – Variação de Reservas BP – Saldo Total doBalanço de Pagamentos (TC+CK+EO) VR – Variação de Reservas (-BP) (conta de caixa)



No Balanço de Pagamentos são registradas, basicamente três tipos de transações:
I) Transações referentes ao comércio de bens e serviços (balança comercial e balança de serviços) II) Transações que envolvem compra e venda de ativos financeiros (conta financeira) III) Variação das Reservas Internacionaisderivadas, em geral, das transações anteriores.



(BC) Balança comercial: É o registro das exportações e importações de mercadorias pelo valor (FOB) free on board.
(BS) Balanço de serviços: Registra o saldo do valor dos serviços prestados e recebidos pelos residentes de um país tais como: transportes (fretes e transporte de passageiros), viagens internacionais, seguros, serviços financeiros,royalties e licenças, aluguel de equipamentos. (BR) Balança de rendas: registra as remunerações recebidas pelos fatores de produção, resultado das transações entre residentes e não-residentes de um país (salários e renda de investimentos)









(TU) Transferências Unilaterais: Esta conta registra transações nas quais não há contrapartida como remessas de divisas feitas por imigrantesàs suas famílias no exterior, doações que um país recebe de outros na ocorrência de catástrofes etc. (TC) Balanço em transações correntes: Registra transações realizadas com bens e serviços e rendas entre residentes e não-residentes de um país,(BC+BS+TU=TC)



(MK) Movimento de Capitais: são os fluxos de moedas, créditos e títulos representativos de investimentos. Subdividem-se em: contacapital e financeira (CK), erros e omissões (EO) e variação de reservas (VR) – MK=CK+EO+VR (CK) Conta Capital e Financeira: registra os direitos adquiridos e as obrigações assumidas nas transações entre residentes e não-residentes do país. É composta pela conta capital (CC) e pela conta financeira (CF) – CK=CC+CF
 CC (Conta Capital: registra as transações unilaterais de patrimônio de migrantes e aaquisição/alienação de bens não-financeiros não produzidos como cessão de marcas e patentes. Essas transações normalmente envolvem poucos recursos e no passado eram registradas como transferências unilaterais; (CF) Conta Financeira: registra as transações relativas à formação de ativos e passivos externos. Seus principais componentes são: investimento direto, investimento em carteira,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia internacional
  • economia internacional
  • Economia Internacional
  • Economia internacional
  • ECONOMIA INTERNACIONAL
  • Economia internacional
  • Economia internacional
  • Economia internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!