Revestimentosceramicosescopobsico 120515202803 Phpapp02

3867 palavras 16 páginas
1 INTRODUÇÃO

Os revestimentos por placas cerâmicas estão condicionados, durante a vida útil da obra, a conferir, dentre as principais características, um revestimento de vedação que apresente, sobretudo, resistência mecânica, e estanqueidade, relativo comportamento térmico e à intempéries e resultados satisfatórios quanto às solicitações de esforços. Acerca desta modalidade de revestimento iremos abordar suas classificações, parâmetros de conformidade, projeto de execução e as técnicas referidas ao assentamento e acabamento final.

2 REVESTIMENTOS CERÂMICOS
2.1 Definições dos Revestimentos Cerâmicos
Os revestimentos cerâmicos são classificados como revestimentos não argamassados que compõe a edificação como elementos de vedação que, quando aplicados no interior das edificações compartimentam ambientes subdividindo-os e quando aplicados externamente, exercem importante função de proteção contra a ação dos agentes externos, controlando-os e regulando-os.

2.1.2 Classificação das Placas Cerâmicas
Segundo o acabamento superficial, as placas cerâmicas classificam-se em:
- Esmaltadas: quando recebem uma camada superficial de material vítreo que, depois de queimado a forno, torna a superfície da placa vitrificada;
- Não esmaltadas: quando a placa cerâmica é simplesmente queimada no forno, sem adição de esmalte.
Segundo a textura as placas cerâmicas podem ser divididas em lisas e rugosas. As placas lisas tem menor capacidade de absorção térmica que as rugosas e proporcionam maior flexão dos raios solares, contribuindo para o melhor comportamento térmico.
Quanto a cor, podem ser divididas em placas de cores claras ou frias e em placas de cores escuras ou quentes. As placas cerâmicas de cores escuras apresentam maior capacidade de absorver o calor dos raios solares, ficando, portanto, sujeitas a maiores temperaturas. Já as placas de cores claras possuem maior capacidade de refletir raios solares, diminuindo, portanto, esta diferença de temperatura e as tensões sofridas

Relacionados