Revestimento cerâmico

Páginas: 10 (2252 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO







Revestimento cerâmico vem sendo usado desde a antigüidade para revestir pisos e paredes. A grande vantagem de sua utilização reside principalmente nas características de durabilidade, facilidade de limpeza, além naturalmente do aspecto estético agradável. Efeitos visuais especiais podem ser obtidos pela combinação das texturas, cores, tamanhos e formas das peçascerâmicas disponíveis no mercado. Por exemplo, a composição de um piso com placas cerâmicas de cores diferentes pode definir áreas em uma sala, ou proporcionar a ilusão de áreas atapetadas. Para garantir a durabilidade dos pisos cerâmicos é necessário seguir procedimentos corretos que vão desde a escolha do material a ser utilizado até a limpeza final da obra.

NBR 13753:1996 Revestimento de pisointerno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante-Procedimento.
NBR 14081/1998: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica – Especificação.










Um piso revestido com placas cerâmicas é formado basicamente pelas seguintes camadas:
Base: é o piso a ser recoberto. Pode ser feito de uma camada de concreto simples ou armado, lajemaciça de concreto armado ou laje mista, sobre a qual serão aplicadas as camadas necessárias para o revestimento cerâmico.
Camada intermediária: camada entre a base e o contra piso, cuja finalidade é regularizar a base, corrigir cota e/ou caimento do piso, impermeabilizar, embutir canalizações, isolar termicamente, ou separar a base do contra piso.
Contrapiso: camada de argamassa sobre a qual éassentado o revestimento cerâmico.

Argamassa colante: utilizada para fixar o revestimento cerâmico fixe no contrapiso.

Camada cerâmica: formada pelo revestimento cerâmico.

O método de assentamento segue as seguintes etapas:

• Escolha dos materiais, equipamentos e ferramentas
• Definição do número e espessura das juntas estruturais e de movimentação
• Preparo da base:Construção dolastro de concreto
Execução do contrapiso
• Aplicação do revestimento cerâmico e execução das juntas

Equipamentos e ferramentas :
É muito importante que o assentador, antes de iniciar os trabalhos de colocação da cerâmica, certifique-se de que possui todas as ferramentas e equipamentos essenciais para o assentamento, de forma a poupar tempo e trabalho durante aexecução dos serviços. As ferramentas e equipamentos necessários à execução do assentamento de revestimento cerâmico em pisos internos são:
Linha de nylon,Colher de pedreiro,Espátula,Lápis de carpinteiro,Régua de alumínio,Nível de bolha,Trena,Esquadro,Nível de mangueira,Vasilhame para mistura de argamassa colante,Prumo.


Equipamentos de corte :
Cortadores de vídia manuais:


Serraelétrica portátil com disco de corte diamantado:


Torquês:


Serra Circular :


DESEMPENADEIRAS
Desempenadeira de aço denteada: Ferramenta utilizada para a aplicação da argamassa colante. As desempenadeiras, usadas para pisos, possuem dentes de forma quadrada e cujas dimensões variam de acordo com a área da placa cerâmica a ser assentada.Desempenadeira de madeira: Utilizada para o acabamento superficial da camada de regularização.

Desempenadeira Emborrachada ou Fugalizador: Usada para pressionar o rejunte dentro das juntas existentes entre as placas cerâmicas. Segura-se a desempenadeira a aproximadamente 90 graus e a arrasta diagonalmente com movimentos de vai e vem. Usa-se a desempenadeira de canto, lado reto, para remover oexcesso de argamassa de rejunte.

ACESSÓRIOS

Espaçadores: São pequenas peças de plástico, na forma de cruz ou T. Estas peças são colocadas entre placas cerâmicas adjacentes, e servem para manter uniforme a largura das juntas, e o alinhamento das placas cerâmicas.

Martelo de Borracha: O martelo de borracha ou o vibrador mecânico é utilizado para pressionar a placa cerâmica contra o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revestimentos cerâmicos
  • Revestimento Ceramico
  • revestimentos ceramicos
  • Revestimento Ceramico
  • REVESTIMENTO CERÂMICO
  • Revestimento Cerâmico
  • Revestimentos Ceramicos
  • Revestimento Ceramico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!