revendo o capítulo

Páginas: 2 (385 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Trabalho e Lazer: onde está o equilíbrio e a interação?

Não é incomum, nos dias de hoje, vermos profissionais levando trabalho para terminar em casa ou ficando mais horas do que o necessário noescritório. Com isso, acabam deixando de lado o pouco tempo destinado ao lazer e, muitas vezes, entram em um ciclo vicioso de trabalho, que os consome quase que integralmente. Mas será que é tão difícilassim equilibrar vida profissional e pessoal? Por melhores que sejam os programas oferecidos pelas empresas, a verdade é que o funcionário quer ter a chance de aproveitar o seu tempo fora dela, demaneira que desejar. E por isso, a discussão da qualidade de vida no trabalho não pode estar restrita a programas internos na área de saúde ou lazer. Precisa passar a uma esfera mais ampla, que inclua adiscussão da qualidade das relaçoes de trabalho e suas consequências na saúde das pessoas e da organização.

1- Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relaçãoao trabalho: como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão.

R:Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, quenomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprios para atar os condenados ou para manterpresos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura. Se avida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o seu humano estácondenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos os aspectos positivos dotrabalho.

2- Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.

R: Podemos dizer que oser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano,constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, aenfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revendo o capítulo
  • revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capitulo
  • Revendo Capitulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!