RevBibliografica Quimica

484 palavras 2 páginas
Tipos de esgoto:

Segundo a NBR 9648 (ABNT, 1986):

Esgoto sanitário: é o despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária.
Esgoto doméstico: é o despejo líquido resultante do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas.
Esgoto industrial: é o despejo líquido resultante dos processos industriais, res- peitados os padrões de lançamento estabelecidos.

http://minhateca.com.br/Guilherme.Moreira.Santos/07+-+Engenharia/Normas+ABNT/NBR+9648+-+Estudo+de+concep*c3*a7*c3*a3o+de+sistemas+de+esgoto+sanit*c3*a1rio,100449565.pdf

Teor de sólidos totais em água:
Segundo Colombo (2013), o teor de sólidos dissolvidos representa a quantidade de substâncias dissolvidas na água, que alteram suas propriedades físicas e químicas da água. Em águas naturais a presença dos íons: sódio, cloreto, magnésio, potássio, sulfatos, etc, é devida a dissolução de minerais. Através de estudos feito pela autor (Colombo), foi constatado que a concentração de sólidos dissolvidos deve ser menor que 500 mg/L em água para abastecimento público, pois em concentrações de sólidos dissolvidos superiores a 2000 mg/L, esta apresenta efeito laxativo. (COLOMBO, 2013).
COLOMBO. Determinação de Sólidos em Água. UTFPR-Departamento de química e biologia, CURITIBA, 2013

Aproveitamento de águas residuárias tratadas na psicultura De acordo com Mota (2013), foi ultilizado no tratamento apenas esgoto doméstico tratado (ET) como fonte de água para o cultivo dos peixes ornamentais da espécie Poecilia sp. o mesmo obteve o melhor desempenho zootécnico dos peixes, constatando a potencialidade deste recurso como fonte de água e alimento. Os demais tratamentos experimentais também apresentaram bom potencial para o cultivo da espécie em estudo, não sendo observada mortalidade significativa, mas havendo necessidade do fornecimento de ração, para maximizar os resultados desses tratamento.
Assunto: Aproveitamento de águas

Relacionados