Rev.Cubana

923 palavras 4 páginas
Cuba antes da revolução:
Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hoteis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria. Ditaduras
Em 1925, teve início o governo ditatorial do General militar Gerardo Machado, que foi apoiado pelos E.U.A. Em 1933, o General Gerardo Machado foi deposto em um movimento que contou com a participação de militares, representantes das oligarquias rurais, estudantes universitários e trabalhadores vinculados ao Partido Comunista Cubano. Um dos líderes deste movimento foi o também militar Fulgêncio Batista.
Logo após o movimento de 1933, Fulgêncio Batista assumiu o comando do Exército em Cuba, e sendo mais tarde eleito presidente em 1940, governado até 1944 mas retomando o poder em 1952 depois de liderar um golpe de Estado. O governo dos E.U.A também apoiou seu governo ditatorial.
A organização da revolução
Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgêncio Batista. De princípios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupção e com a influência norte-americana na ilha. Conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no México.
Em 1957, Fidel Castro e um grupo de cerca de 80 combatentes instalaram-se nas florestas de Sierra Maestra. Os combates com as forças do governo foram intensos e vários guerrilheiros morreram ou foram presos. Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram e mesmo com um grupo

Relacionados