Reuso da água

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2012
Reuso de Água

O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não.

Tipos de Reuso
* Reuso indireto não planejado da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamenteutilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).
* Reuso indireto planejado da água: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ousubterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.
* O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.* Reuso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

Exemplos de águas
Águas residuais domésticas:
* Provenientes de banhos;
* Provenientes de cozinhas;* Provenientes de lavagens de pavimentos domésticos.
Águas residuais industriais:
* Resultantes de processos de fabricação.
Águas de infiltração:
* Resultam da infiltração nos coletores de água existente nos terrenos.
Águas urbanas:
* Resultam de chuvas, lavagem de pavimentos, regas, etc.
 
Obs.: As águas residuais transportam uma quantidade apreciável de materiaispoluentes que se não forem retirados podem prejudicar a qualidade das águas dos rios, comprometendo não só toda a fauna e flora destes meios, mas também, todas as utilizações que são dadas a estes meios, como sejam, a pesca, a balneabilidade, a navegação, a geração de energia, etc.
 
Aplicações da Água Reciclada
* Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domíniode autoestradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.
* Irrigação de campos para cultivos - plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.
* Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.
* Recarga de aquíferos: recarga de aquíferospotáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.
* Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.
* Finalidades ambientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias depesca.
* Usos diversos: aquicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais.

Aproveitamento de Águas de Chuva

As águas de chuva são encaradas pela legislação brasileira hoje como esgoto, pois ela usualmente vai dos telhados, e dos pisos para as bocas de lobo aonde, como "solvente universal", vai carreando todo tipo de impurezas, dissolvidas, suspensas para um córregoque vai acabar dando num rio que por sua vez vai acabar suprindo uma captação para Tratamento de Água Potável. Claro que essa água sofreu um processo natural de diluição e autodepuração, ao longo de seu percurso hídrico, nem sempre suficiente para realmente depurá-la.

A utilização dessa água é especialmente indicada para o ambiente rural, chácaras, condomínios e indústrias. O custo baixíssimo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reuso da agua
  • Reuso da água
  • Reuso da água
  • REUSO DA AGUA
  • Reuso da água
  • Reuso da Agua
  • Água de reuso
  • Água de reuso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!