Reuso da água

Páginas: 8 (1854 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013
Reuso da água











Engenharia de Rec. Hídricos e Meio ambiente.
Prof.ª: Chou Sin Hwa.
Aluno: Paulo Sérgio Portilho.
Introdução à Engenharia do meio ambiente.




A água é um elemento natural finito e de total importância para a vida na terra. Sem ela, o ser humano não teria se desenvolvido neste planeta e seria impossível a sobrevivência da maioria de seresvivos. Cerca de ¾ do Planeta Terra é composto por água e grande parte do nosso corpo também.
Apesar disso, a distribuição da mesma na hidrosfera acontece da seguinte forma:

- Oceanos: 97,2%
- Geleiras e calotas de gelo: 2,15%
- Água presente no subsolo: 0,62% (aproximadamente)
- Águas da superfície (rios, lagos, biomassa): 0,029% (aproximadamente)
- Água presente na atmosfera: 0,001%(aproximadamente)

Assim sendo, fica nítido, que a água doce que pode ser tratada para consumo representa quantidade quase que desprezível se comparada ao volume total de água no Planeta Terra.
Mas quem consome mais água no planeta? Cerca de 70% dos gastos com água são provenientes da agricultura. 22% nas indústrias e 8% com o uso doméstico e outras atividades. Logicamente que há variaçõesdesses valores dependendo da região.  Na Europa, por exemplo, a maior parte da água (54%) é usada pelas fábricas, enquanto a agricultura e o consumo humano respondem, respectivamente, por 33% e 13%. Já na África, as plantações consomem 88% de toda a água disponível - o uso doméstico fica com 7% do total e as indústrias, com 5%.
Como já foi dito, por ser um bem limitado, de enorme magnitude e porhaver um consumo exacerbado, surgem preocupações em torno do consumo da água e de seu racionamento. O reuso consciente da água (Muitas vezes proveniente da chuva ou de algum processo que permita reutilizá-la) é uma das soluções viáveis contra o desperdício. Vale ressaltar, que tornar a água renovável é dever de todos e trás benefícios não só ecológicos, mas também econômicos.
A reutilização oureuso de água ou, ainda em outra forma de expressão, o uso de águas residuais não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância. Neste sentido, deve-seconsiderar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.


Tipos de Reuso:
A reutilização de água pode ser direta ou indireta, decorrentes de ações planejadas ou não.
Reuso indireto não planejado da água: ocorrequando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).

Reuso indireto planejado da água: ocorre quando os efluentes, depoisde tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.

O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas amisturas com outros efluentes que também atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.

Reuso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
Exemplos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reuso da agua
  • Reuso da água
  • Reuso da água
  • Reuso da água
  • REUSO DA AGUA
  • Reuso da Agua
  • Água de reuso
  • Água de reuso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!