Reusmo sociologia AV2

1478 palavras 6 páginas
O tipo ideal:

ara atingir a explicação dos fatos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de tipo ideal. Trata-se de uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante. Nenhum dos exemplos representará de forma perfeita e acabada o tipo ideal, mas manterá com ele uma grande semelhança e afinidade, permitindo comparações e a percepção de semelhanças e diferenças. Constitui-se em um trabalho teórico indutivo que tem por objetivo sintetizar aquilo que é essencial na diversidade das manifestações da vida social, permitindo a identificação de exemplares em diferentes tempos e lugares.

Metodo compreensivo:
Weber desenvolveu suas análises de forma mais independente das ciências exatas e naturais. Foi capaz de compreender a especificidade das ciências humanas como aquelas que estudam o homem como um ser diferente e, portanto, sujeito a leis de ação e comportamento próprios.

Inclusão Social:

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.

Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes:
O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular;
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente;
O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades.

promoção e reforço das capacidades e competências a 6 níveis:
? Competências do SER, ou seja competências pessoais: reforço de auto-estima e da dignidade, auto-reconhecimento, etc.;
? Competências do ESTAR, ou seja competências sociais e

Relacionados