Reusm

985 palavras 4 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Letras
Cultura Brasileira I
Fichamento

O Homem Cordial

*O Estado não é uma ampliação do círculo familiar. Há entre os dois uma oposição. Só pela transgressão da ordem doméstica e familiar é que nasce o Estado, e que o simples indivíduo se faz cidadão. Triunfo do geral sobre o particular.
*Em todas as culturas, o processo pelo qual a lei gral suplanta a lei particular faz-se acompanhar de crises mais ou menos graves e prolongadas. A história social estuda essas crises, como a mudança das velhas corporações entre mestre e aprendizes, para o moderno sistema industrial, que dividiu as funções e estimulou antagonismos de classes. O novo regime torna mais fácil para o capitalista explorar seus empregados.
*A relação humana desaparece. Surge o sentimento de irresponsabilidade pela vida do trabalhador manual. Agora, as relações trabalhistas não são mais diretas, mas intermediadas por toda uma hierarquia de funcionários.
*Instituições e relações sociais tendem a substituir os laços de afeto e sangue. As teorias modernas separam cada vez mais o indivíduo da comunidade doméstica, dizendo que essa libertação é uma adaptação à vida prática.
*A pedagogia científica atual sugere, por exemplo, que a obediência só de vê ser estimulada na medida em que possa permitir uma adoção razoável de opiniões e regras eu a própria criança reconheça como formuladas por adultos que tenham experiência nos terrenos sociais em que ela ingressa, podendo discordar quando necessário.
*A crise de adaptação dos indivíduos ao mecanismo social é sensível no nosso tempo devido decisivo triunfo de certas virtudes antifamiliares por excelência, como aquelas que repousam no espírito de iniciativa pessoal e na concorrência entre os cidadãos.
*Entre nós, mesmo durante o Império, já eram manifestas as limitações que os vínculos familiares poderiam impor. E não faltam meios de se corrigirem os

Relacionados

  • Manual Do Sistema De Gest O De Seguran A E Sa De No Trabalho Ano 2001
    9766 palavras | 40 páginas