Reury Paper 3 2014

2653 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MEIO DE DESENVOLVER A INTEGRAÇÃO DO SER

Reury Augusto da Silva
Prof. Dislene Machado
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (BID 0692) – Fundamental
25/05/2014

RESUMO

Este trabalho realizado na escola estadual de ensino fundamental e Educação Infantil Monte Serrat situada na cidade de Belém, bairro do Guamá, trata do uso da musica como ferramenta pedagógica no ensino Fundamental, tem por objetivo apresentar a música como um elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explicar como a musica pode contribuir com a aprendizagem, traz algumas sugestões de atividades e analisa o papel da música na educação. Remete também “a Inteligência Musical”, como uma das múltiplas inteligências e à capacidade que a música tem de influenciar o homem, física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão sócia e também superar as deficiências devido à falta de recursos pedagógicos e despertar o interesse do aluno pela disciplina além de facilitar a compreensão do assunto abordado em sala de aula.

Palavras-chave: Palavras-chave: música, educação, Inteligencia Musical.

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto tem por objetivo apresentar a música como um elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Demonstrar como a musica pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. Apresentam algumas sugestões de atividades, baseadas na experiência com a prática da musicalização com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica.
O projeto fala ainda do papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um

Relacionados