Reunião de negocios

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
Introdução



Reuniões de Negócios.

É essencial antes de o executivo chegar a um desses países que a secretaria forneça todas as informações necessárias como : a cultura do país e a característica climática e econômicas.



A Grendene iniciou suas exportações em 1979, e já em 1984 estava presente nos principais mercados calçadistas do mundo com umas das as marcas Melissa.

AGreendene tem como objetivo exportar a melissa para os países Japão e Holanda. A escolha dos pais foram levadas em considerações a quantidade de habitantes ,as características climáticas, e a quantidade de jovens.



O Japão é a segunda economia maior do mundo. Inclusive cada uma das regiões do Japão tem uma magnitude econômica similar ou inclusive maior que muitos países.

Éimportante destacar o perfil do consumidor japoneses, caracterizado por ser os "pioners mundiais" em adaptar e fazer suas as novas tecnologias

Tóquio, a capital do Japão, é o centro da política, a economia e a cultura japonesa. Tem o maior número de consumidores entre as grandes cidades do Japão, cerca de 12 milhões de pessoas.

FUSO HORÁRIO: + 12 horas em relação à Brasília
CLIMA DO JAPÃO: temperado continental (Norte) e subtropical (Sul)

Etiqueta no Japão

Os costumes e normas de etiqueta do Brasil e Japão são diferentes em muitos aspectos, o que tem causado mal-entendidos, equívocos e situações às vezes constrangedoras.
Para que os estrangeiros possam conviver de forma tranqüila e sem problemas dentro da sociedade japonesa, é preciso aprender e respeitar os costumes e aspessoas. Também é muito valorizado o respeito aos vizinhos, mantendo um bom relacionamento e cooperação mútua.

O cumprimento é feito através de uma reverência, onde a pessoa inclina-se para frente; seu grau de inclinação depende da situação do momento e do grau de relação entre as pessoas envolvidas. Este gesto é chamado "odigi" e significa respeito e afeição. Cumprimentar é um hábito muitoapreciado que os japoneses fazem questão de cultivar.

Chinelos e sapatos

Ao entrar numa casa típica oriental, tire os sapatos na entrada (genkan) e calce os chinelos próprios para serem usados dentro de casa. Quando entrar numa sala ou quarto de tatami ( uma esteira feita de palha e coberta de junco tecido), deve se tirar os chinelos e deixá-los no corredor. Geralmente existem chinelospróprios para o banheiro também.

Meishi - cartão de visitas

No Japão, é comum fazer a troca de cartões de visita (impresso com nome da empresa, seu cargo, nome, endereço e telefone) quando se encontram pela primeira vez. O meishi esclarece a posição, status e grupo hierárquico da pessoa dentro da empresa, desempenhando um papel importantíssimo numa sociedade onde o grau hierárquico é muitorespeitado.

Qualquer pessoa pode fazer, pedir para imprimir um meishi da maneira que desejar.
Já um meishi da empresa, deverá possuir o nome da empresa, seguido de seu cargo, nome , endereço e contato. Num encontro de negócios ele possui um papel importante, é imprescindível que você possua seu meishi, pois poderá ser considerado falta de etiqueta e rude não possuí-lo. O cartão de visitas no Japãopossui um papel muito diferente e muito mais importante que em outros países.

Entrega-se o meishi com as duas mãos, o mesmo ao receber. Não dobre nem escreva no cartão e, se possível, tenha em mãos o "meishi-ire", um porta cartão. Se não tiver, guarde-o no bolso interno do paletó ou em sua carteira.
Tente memorizar o nome, posição e empresa da pessoa. O meishi é um instrumento importante e tambémútil para que seu nome seja lembrado, e também para que você não se esqueça com quem esteve.

Cerimônia do Chá

A Cerimônia do Chá ou Chanoyu, também conhecido como Chado (Caminho do Chá), é um passatempo estético no Japão, que é a arte de servir e beber o "matcha", um chá verde pulverizado. Existe todo um ritual e respeito para com a cerimônia.

É uma das principais artes tradicionais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reunião de negócios
  • 1º Ata reunião
  • Reuniao
  • reuniao
  • Reunião de
  • Reunião
  • reuniao
  • reunião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!