Reumo Fenomenologia

1626 palavras 7 páginas
Texto 1 : Existencialismo Fenomenológico Características Do Existir

o Ser no mundo O ser humano é No mundo, Do mundo e Para o mundo Existindo, agindo frente ao que acontece e participando ativamente Terapia: - Fazer com que o cliente se sinta real, concreto, com pés no chão - Mostrar que somos um corpo e que o mesmo tem exigências -Auxiliar para que cliente se liberte do condicionamento gerado nos envolvimentos que causem sensação de aprisionamento .

o Aspectos do mundo a) Mundo circundante: Diz respeito ao relacionamento com o ambiente (coisas, plantas, animais ,clima, estações do ano) Envolve também o corpo e suas necessidades e atividades . b)Mundo humano : Envolve os encontros e a convivência com as pessoas . Ocorre desde o nascimento. O ser humano sabe quem é quando convive com seus semelhantes. c) Mundo próprio: Caracterizado pelos significados que o indivíduo da para as suas experiências e pelo conhecimento que tem de si e do mundo. Tem por função o pensamento.

o Maneiras de existir (As 3 maneiras ocorrem de forma articulada e relacionada e há a predominância de alguma , dependendo da situação) a) Preocupada : Sentimento global de preocupação, vai desde uma sensação de intranquilidade até profunda angústia. Ocorre em situações concretas, a partir do que já aconteceu e é lembrado ou quando se tem receio do que pode vir a acontecer. b) Sintonizada: Vivência de momentos tranquilos e com sintonia, quando se está envolvido, de forma agradável, com algo ou alguém. Manifestação mais profunda é a vivencia de uma completa harmonia do ‘existir no mundo’ (relação Eu-Tu) c) Racional: Analisar, compreender e refletir a vivência para que possa ter um conhecimento racional. Há a necessidade de analisar as vivências para que se possa conceitua-la e estabelecer uma relação entre as experiências e elaborar assim um conjunto de conceitos. As formas de existir de maneira racional envolvem: a escolha de ingredientes para uma receita, a escolha de uma profissão, etc.

Relacionados

  • aps diversos
    105888 palavras | 424 páginas