retrfd

3794 palavras 16 páginas
2012

MÉTODOS E TÉCNICAS
DE INVESTIGAÇÃO EM
CIÊNCIAS SOCIAIS
CADERNO DE EXERCÍCIOS

Sandra Antunes

E.S.T.G.L. – SERVIÇO SOCIAL

OBJETIVOS:

O presente caderno de exercícios pretende funcionar como um instrumento de reflexão e prática, simples e funcional, especificamente dirigido aos alunos da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais.
Para cada módulo do programa é apresentado um exercício composto por diversas questões que pretendem funcionar como uma forma simples e incisiva de conduzir os alunos na revisão e consolidação dos conhecimentos ministrados nas aulas, funcionando, em simultâneo, como forma de preparação e treino de competências.
Os exercícios devem ser resolvidos à medida que forem sendo lecionados os diversos conteúdos de cada módulo e deverão ser entregues à docente. A avaliação dos exercícios realizados pelos alunos funcionará como elemento de ponderação, em conjunto com outros, na nota final da disciplina.
Em virtude da relativa extensão do programa apenas as aulas previstas como práticas poderão ser destinadas à resolução daqueles exercícios que se venham a revelar pertinentes pelo que serão sempre bem-vindas quaisquer dúvidas relativas aos mesmos.
De registar, adicionalmente, que à medida que se for avançando na resolução dos vários exercícios previstos e que estes forem sendo entregues e objeto de avaliação pela docente será disponibilizado um caderno com a correção dos exercícios que serve como forma de sistematização da matéria mas também como elemento de estudo e preparação para a realização das provas previstas.

A docente,

Sandra Antunes

2

E.S.T.G.L. – SERVIÇO SOCIAL
MÓDULO I – A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

TRABALHO PRÁTICO Nº1
Conteúdos Programáticos:
I.1 – Distinções concetuais: metodologia, método e técnica
I.2 – A Metodologia em Ciências Sociais
I.3 – Análise crítica dos principais tipos de investigação.
I.3.1 – Quanto ao

Relacionados