Retorno ao trabalho perícia atrasada

Páginas: 2 (328 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
sábado, 20 de outubro de 2012
É FALSA A IDÉIA DE QUE A PESSOA TEM QUE ESPERAR A PERÍCIA DO INSS PARA RETORNAR AO TRABALHO MESMO QUE JÁ TENHA SE RECUPERADO.

Existe um conceito entreempregadores, empregados e médicos do trabalho e assistentes que precisa ser modificado: Não existe nenhuma obrigação, por parte do segurado e do empregador,  de "ter que passar na perícia" paravoltar ao trabalho nos casos em que sabidamente o segurado já recuperou sua condição laborativa. Nestes casos, quem decide o tempo de tratamento e o retorno ao emprego, ou seja, a "alta", é omédico assistente junto com o médico do trabalho.

O INSS não dá "alta". O INSS apenas avalia a incapacidade no período apontado pelo segurado. O perito, salvo raros e pontuais casos, não pode iralém do alegado pelo segurado e dizer que ele estava incapaz mesmo quando comprovadamente o mesmo exerceu trabalho e se declarava apto. (Digo comprovadamente pois tem casos onde o seguradofrauda período "trabalhado" para tentar vantagem indevida no cálculo da carência).

O INSS apenas apura se é verdade ou não a alegação de incapacidade laborativa para fins pecuniários e calcula otempo estimado de afastamento, se houver, baseado no exame pericial.

Mas se o cidadão já melhorou e teve alta do ortopedista, por exemplo, porém ainda aguarda fila no INSS, TEM QUE SEREAPRESENTAR na empresa e o MTb tem que aceitá-lo mesmo se a perícia ainda não foi feita. A perícia, quando for feita, apurará se houve incapacidade no período em que ele ficou parado. Apenas isso. Não é o ideal. O ideal seria passar em perícia antes dos 15 dias, mas essa vinculação de retorno ao trabalho APENAS após a perícia mesmo que sabidamente o trabalhador tenha se recuperadoantes da data marcada pelo INSS, isso não existe em lugar algum. Não tem Lei ou norma médica ou legal que sustente essa aberração.

Postado por Francisco Cardoso às sábado, outubro 20, 2012
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Retorno Ao Trabalho
  • Trabalho de Pericia
  • Trabalho de Pericia
  • Trabalho de pericia
  • Trabalho pericia
  • Trabalho Pericia
  • Trabalho perícia
  • Trabalho Perícia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!