Retificadores não controlados - relatorio.doc

2586 palavras 11 páginas
Retificadores não-controlados monofásicos
O fornecimento de energia elétrica é feito, essencialmente, a partir de uma rede de distribuição em corrente alternada, devida, principalmente, à facilidade de adaptação do nível de tensão por meio de transformadores.
Em muitas aplicações, no entanto, a carga alimentada exige uma tensão contínua. A conversão CA-CC é realizada por conversores chamados retificadores.
Os retificadores podem ser classificados segundo a sua capacidade de ajustar o valor da tensão de saída (controlados x não controlados); de acordo com o número de fases da tensão alternada de entrada (monofásico, trifásico, hexafásico, etc.); em função do tipo de conexão dos elementos retificadores (meia ponte x ponte completa).
Os retificadores não-controlados, tema desta experiência, são aqueles que utilizam diodos como elementos de retificação.
Os diodos de potência diferem dos diodos de sinal por terem uma capacidade superior em termos de nível de tensão de bloqueio (podendo atingir até alguns kV, num único dispositivo), e poderem conduzir correntes de até alguns kA.
Nas aplicações em que a tensão alternada é a da rede, tais diodos não precisam ter seus processo de desligamento muito rápido, uma vez que a freqüência da rede é baixa (50 ou 60 Hz).
Usualmente topologias em meia ponte não são aplicadas. A principal razão é que, nesta conexão, a corrente média da entrada apresenta um nível médio diferente de zero. Tal nível contínuo pode levar elementos magnéticos presentes no sistema (indutores e transformadores) à saturação, o que é prejudicial ao sistema. Topologias em ponte completa absorvem uma corrente média nula da rede, não afetando, assim, tais elementos magnéticos.
Com carga resistiva as formas de onda da tensão e da corrente na saída do retificador e na carga são as mesmas, como mostrado na figura 1.3. A corrente de entrada apresenta-se com a mesma forma e fase da tensão.
O retificador com carga capacitiva faz com que a tensão de

Relacionados