RETIFICADORES DE PRECISAO

1082 palavras 5 páginas
RETIFICADORES DE PRECISÃO

1. INTRODUÇÃO

Nesta prática foram estudados os circuitos retificadores de precisão, obtidos a partir da combinação de diodos e amplificadores operacionais.
Nos circuitos retificadores convencionais, os valores exatos das quedas de tensão nos diodos não são importantes, pois estes valores são geralmente muito pequenos comparados às tensões retificadas. Já em aplicações onde o sinal do retificador tem amplitude muito pequena, ou se deseja características de transferências muito precisas os retificadores convencionais não funcionam corretamente, portanto torna-se necessário recorrer aos circuitos retificadores de precisão.

2. ANÁLISE TEÓRICA 2.1. Retificador de precisão de onda completa tradicional

Análise do Primeiro Estágio

Ciclo Positivo

Quando V1 é positivo, a tensão de saída no amplificador operacional (V2) será positiva e o diodo entrará em condução, portanto se estabelece um caminho de realimentação negativa. A realimentação faz aparecer um curto-circuito virtual entre às duas entradas, desta forma a tensão no terminal de saída V3 será a mesma do terminal de entrada positiva V1. Pode se dizer que no ciclo positivo o circuito se comporta de maneira análoga ao seguidor de tensão (buffer), a expressão de V3 é dada por,

(1)

É interessante observar que a tensão em V2 será dada pela soma da tensão de entrada V1 e a queda de tensão no diodo VD ≈ 0,7V.

Ciclo Negativo

Quando V1 é negativo, a tensão de saída do amplificador operacional V2 tende a seguir a tensão V1 e o diodo entrará em corte. Desta forma é interrompida a realimentação negativa do amplificador operacional que funcionará em malha aberta, portanto a saída V2 ficará saturada no nível negativo. Como o diodo estará polarizado reversamente não haverá corrente no resistor de 10kΩ e V3 permanecerá igual a 0 V,

Segundo Estágio

A partir da aplicação da LKC ao circuito, temos chamando de VINV a tensão na entrada inversora,

A realimentação negativa no

Relacionados

  • Compressor de palhetas
    15058 palavras | 61 páginas