Retificad

297 palavras 2 páginas
Retificadoras

A retificadora é uma máquina empregada na usinagem de peças para dar às suas superfícies uma exatidão maior e um melhor acabamento do que os conseguidos em máquinas convencionais

Assim, a retificação tem por objetivo:

A) Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas;

B) Dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras;

C) Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico;

D) Remover camadas finas de material endurecido por tempera, cementação ou nitretação.
Retifica Plana

A retifica plana é uma máquina que trabalha com peças em aço e executa trabalhos de retificação em qualquer superfície plana, paralela, inclinada ou perpendicular.
O processo de retificação é feito por um rebolo que é fixado no eixo vertical da retifica plana que gira em alta rotação, em sua mesa é fixada uma base magnética que quando acionada fixa a peça a ser retificada. A mesa desloca-se e um movimento retilíneo longitudinalmente e transversalmente fazendo com que o rebolo esmerilha a peça, onde a precisão da retifica plana pode chegar a 10 mícron de milímetro.
A retifica plana pode ser hidráulica ou manual, a retifica plana hidráulica é uma máquina totalmente automatizada AHD (Longitudinal Hidráulico, Transversal e Vertical automático) e possui controle de descida do rebolo e movimentação dos eixos. Já a retifica plana manual é uma máquina totalmente manuseada pelo operador, seus eixos são controlados manualmente exigindo mais tempo e habilidade do operador.

Site: http://www.wessmaquinas.com.br/retifica-plana.php
Site:http://www.essel.com.br/cursos/material/01/ProcessosFabricacao/54proc3.pdf

Relacionados

  • Manutenção em motores elétricos
    4473 palavras | 18 páginas
  • Plano operacional - pin
    1681 palavras | 7 páginas
  • Sensoriamento Remoto
    5652 palavras | 23 páginas
  • Compressor de palhetas
    15058 palavras | 61 páginas