retificação de ondas

Páginas: 11 (2704 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013
Índice



1. Introdução

















































2. Ondas Senoidais

Forma de onda é a representação gráfica da forma com que uma onda evolui ao longo do tempo. Normalmente os fenômenos ondulatórios, tais como o som ou ondas eletromagnéticas obedecem a funções matemáticas periódicas. Para cada função, a evoluçãoda amplitude da onda ao longo do tempo é diferente e define uma forma de onda diferente. Esta característica das ondas é importante principalmente para a determinação do timbre de um som ou para aplicações de modulação.
A onda senoidal ou sinusoidal obedece a uma função seno ou cosseno e é a forma de onda mais simples. Todas as outras formas de onda, mesmo as mais complexas, podem serdecompostas em conjuntos de ondas senoidais através da aplicação das séries de fourier.
Por essa razão as ondas senoidais possuem dezenas de aplicações. Podem ser usadas na síntese musical como elemento básico da síntese aditiva. Em eletrônica, é a forma de onda utilizada como onda portadora na maior parte das modulações de rádio.


Gráfico de uma onda senoidal



Onde:
A é a amplitude
k é onúmero de onda
ω é a frequência angular
φ é a mudança de fase
D é o offset vertical (comumente chamado de offset CC).
O número da onda é relacionado à frequência angular por



Onde:
λ é o comprimento de onda
f é a frequência
c é a velocidade de propagação.

A imagem desta onda ocorre naturalmente na natureza, como podemos observar nas ondas do mar, do som e da luz.

O ouvidohumano pode reconhecer ondas seno simples pois elas soam "limpas" e "claras" para nós, alguns sons que se assemelham a uma onda seno são o som do diapasão e a vibração de um vidro de cristal ao se passar um dedo molhado sobre seu gargalo.
Para o ouvido humano, um som que é constituído por mais de uma onda seno terá uma aparência "barulhenta" ou possuirá harmônicas detectáveis.Propriedades de uma onda senoidal

As relações entre os valores máximo, médio e rms, já são nossas conhecidas; agora devemos especificá-los para a onda senoidal. Podemos estimar valores aproximados pelo método da ordenada média, como visto anteriormente, porém, tendo-se em conta a importância da onda senoidal convém partirmos para a obtenção de relações mais exatas.
Isso pode ser feito facilmente pormeio do cálculo ou pela interpretação de certas equações trigonométricas; aqui, no escopo desse texto, nos contentaremos com provas geométricas simples, todas elas baseadas na revolução de um condutor em um campo magnético uniforme. Ainda que estabelecidas para as f.e.m(s), essas relações se aplicam igualmente à intensidade de corrente e outras grandezas senoidais.
Importante: Referindo-nos aindaà ilustração acima, vale salientar que: a f.e.m. instantânea é proporcional a v e a f.e.m. máxima é proporcional a V, pelo que será suficiente determinar o valor médio e o rms da primeira velocidade em termos da segunda.

A curva senoidal

Qualquer livro de tabelas matemáticas inclui os valores dos senos naturais para ângulos até 90 graus. Uma calculadora científica, mesmo as mais simples, dádiretamente o valor do seno de um ângulo até com 9 casas decimais; esses valores podem ser empregados para traçar a curva. Na ausência de tabelas e calculadoras ainda poderemos traçar uma curva aproximada se memorizarmos os seguintes valores: sen 0 graus = 0; sen 30graus = 0,50; sen 60 graus = 0,86 e sen 90 graus = 1.



Todavia, será bem mais instrutivo nesta etapa inicial desenvolver a curvasenoidal mais simples, dada pela função y = sen q, através da técnica indicada na ilustração abaixo, onde se usa da idéia de 'raio girante':



O raio r da circunferência ABCD inicia seu movimento de rotação em torno de O, a partir da posição OA, girando em sentido anti-horário. Na posição ilustrada acima, o raio está deslocado do ângulo  e o sen fica definido pela relação (razão) entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diodos e Retificação de ondas.
  • Retificação onda completa
  • retificacao
  • Retificação
  • Retificação
  • retificação
  • retificação
  • Retificaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!