Retardo Mental (este trab. Este é umfichamento bibliográfico, onde foi feita uma síntese ds ideias principais do assunto.

641 palavras 3 páginas
Fichamento

Equipe:
Olga Lima
Mônica Jacinto
Mª Dalva

Definição do Retardo Mental

O retardo mental é uma deficiência caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo expressadas nas habilidades conceituais, sociais e práticas. Essa deficiência tem suas origens ates dos 18 anos.
Os componentes do retardo mental são três: funcionamento intelectual, comportamento adaptativo e sistemas de apoio. Ao longo dos componentes,o retardo mental varia continuamente. Muitos indivíduos com retardo mental têm deficiências leves, comportamento adaptativo adequado para viver e trabalhar com independência na comunidade e requerem pouco apoio. Os que possuem deficiências moderadas ou graves requerem considerável apoio.
Funcionamento intelectual: de acordo com a AAMR* 2002 explana que os indivíduos com retardo mental tem funcionamento intelectual significativamente a baixo da média.
Comportamento adaptativo: é a coleção de habilidades conceituais, sociais e práticas que as pessoas aprendem a fim de atuar em sua rotina diária.
Sistemas de apoio: conselhos dos amigos, grupos de estudo, serviços públicos, família, amigos; as definições pela AAMR de 1992 especifica quatro níveis de intensidade entre os diferentes tipos de apoio necessários às pessoas com retardo mental, considerando-se que o nível de apoio pode variar uma área para outra.

Áreas de apoio: desenvolvimento humano; ensino e educação; vida no lar; vida na comunidade; emprego; saúde; segurança; comportamento; socialização; proteção e defesa.

Funções do apoio: ensino; relações de amizade; planejamento financeiro; assistência no emprego; apoio comportamental; assistência na vida e no lar; acesso e uso da comunidade; assistência de saúde.

Resultados pessoais: independência; relacionamentos; contribuições; participação na escola e na comu-nidade e bem-estar pessoal.

Identificação
Os alunos com retardo mental são

Relacionados