Retórica

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 15 de março de 2013
“Arte de bem falar, de mostrar eloquência diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar: tudo depende (...) da causa, do que motiva alguém a dirigir-se a outrem. O carácter argumentativo está presente desde o início: justificamos uma tese com argumentos, mas o adversário faz o mesmo: neste caso, a retórica não se distingue em nada da argumentação.(...).” é a definição actual de retórica. No entanto, a retórica nem sempre teve esta base, foi ao longo dos tempos que foi sendo aperfeiçoada até se chegar à definição actual. Na parte do meu trabalho, vamos retomar aos tempos em que Aristóteles viveu, e qual o seu contributo para esta matéria.
 
Aristóteles
 
Um pouco de história…
Aristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia, em 384 a.C., emorreu na ilha de Euboea em 322 a.C. Aluno de Platão na Academia, fundador de sua própria escola - o Liceu - e tutor de Alexandre, o Grande,  Aristóteles foi a primeira pessoa a dar importância ao estudo sistemático das diversas disciplinas das artes e ciências que surgiam como entidades separadas pela primeira vez no século IV a.C., inclusive no que diz respeito à definição dos conceitos básicos edas relações entre cada uma.
 
A Filosofia
como instituição
e meio social.
 
A filosofia não é só o nome de uma prática intelectual, é também o nome de uma disciplina escolar, académica, que se registra em textos que vão sendo acumulados, formando uma vasta bibliografia, que por sua vez vai necessitando de uma tradição de interpretação. Isto faz com que a filosofia também se torne, com otempo, numa actividade colectiva. As formas socialmente consolidadas dessa actividade influem, então, sobre o próprio conteúdo do pensamento filosófico.
O leigo que vem de fora vai gastar bons anos da sua vida somente para adquirir este conjunto de reacções que fará com que se sinta um membro da comunidade, e ao fazer isto estará crente de aprender filosofia. E o que isto tudo tem a ver comfilosofia? Rigorosamente nada, porque embora a filosofia necessite sempre de algum veículo social para existir, a história prova que ela não depende de nenhum deles, que tanto se faz boa e má filosofia numa hierarquia de clérigos como num grupo informal de amigos.
A partir do momento em que se forma um ensino mais ou menos regular de filosofia — o que acontece na Academia Platónica e depois no chamadoLiceu de Aristóteles (que na realidade veremos que não existiu efectivamente como entidade autónoma, sendo apenas um novo sector da Academia, dirigido por Aristóteles após a morte de Platão) —-, a filosofia começa a constituir um meio social, e surgem as invejas, a competição mesquinha, etc. Estes aspectos são geralmente desdenhados, mas eles dão-nos o tom do pensamento do nosso tempo, onde aorganização académica da actividade filosófica chegou a um máximo de abrangência, eficácia e poder. A competição no meio profissional não é propícia ao desenvolvimento da filosofia, pois o decisivo nela não são as qualidades que fazem um filósofo, e sim as que fazem um hábil manejador social.
 
A Retórica
de Aristóteles no
ambiente mental grego.
 
A influência do meio social imediato nodestino das filosofias é importante para compreendermos o lugar de Aristóteles no ambiente grego.
Quando Aristóteles entrou para a Academia Platónica, com dezoito anos de idade, destacou-se logo como um dos melhores alunos e foi incumbido de dar uma parte das aulas, o curso de Retórica. Este sucesso inicial foi recebido como um insulto pessoal por muitos dos seus colegas. Mais ainda; sendo a Retórica —curso que ele dava — a ciência teorética que investiga a arte da persuasão, ele logo dominou esta ciência, muito disseminada na época, e foi um dos primeiros a fazer dela uma especulação teórica. Porque a Retórica até então era apenas transmitida como técnica, como prática, e alguns levavam a vida inteira para dominar esta arte, que era a chave das ambições políticas. Aristóteles domina-a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Retórica
  • O Que Retorica
  • retorica
  • Retórica
  • Retórica
  • Retórica
  • o que é retórica
  • o que retorica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!