Retórica e democracia

Páginas: 10 (2471 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
FILOSOFIA

3.1 FILOSOFIA, RETÓRICA E DEMOCRACIA (séc. VI a.C – Grécia)

* Surgimento da retórica

A retórica surgiu com maior ênfase na Grécia do Período Clássico, enquanto instrumento usado nos tribunais para fazer prevalecer a causa considerada mais justa. Mas não é possível pensar na retórica sem democracia e liberdade de discussão (filosofia).
A Democracia é um regime político quepressupõe como principio básico e fundamental a igualdade dos cidadãos perante a lei e, consequentemente, o direito de intervir na vida pública através da participação nas assembleias politicas. No início a Democracia grega era só para cidadãos-livres e excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

* Retórica e democracia

Nas cidades-estado democráticas, as deliberações tomadas eramresultado daqueles que melhor soubessem apresentar e defender os seus pontos de vista, ou seja, as capacidades oratórias e argumentativas eram essenciais para o sucesso.
Sofistas – conjunto de pensadores que ensinavam, a troco de uma renumeração, as mais variadas matérias, de entre as quais sobressaia o ensino da arte de falar e persuadir; eram mestres da retórica.
Para responder à necessidadede desenvolver estas competências, surge uma nova classe constituída por professores cujo trabalho é orientado para o ensino das artes da palavra: a arte de discutir (dialética) e a arte de persuadir (retórica). Estes eram professores que ensinavam a troco de um pagamento – ficaram conhecidos por sofistas.

O sucesso destes professores esteve ligado ao das cidades-estado, nomeadamente ao dacidade de Atenas, onde a democracia triunfou. Assim, nas cidades-estado democráticas, os dons da palavra (retórica e dialética) são imprescindíveis para se convencer o auditório, portanto os professores passam a ser uma peça essencial da democracia.

Na Grécia Clássica, a retórica, enquanto arte de falar com eloquência, não dizia respeito apenas ao aspeto decorativo do discurso, mas também ao seutravejamento argumentativo, à procura dos melhores argumentos. Entendia-se que, para persuadir os outros, era importante saber falar bem, porque ajuda a expor e a fazer ver melhor as razões, cativa e seduz a audiência, mas as razões eram igualmente importantes. Assim, nos seus primórdios, o estilístico, que tem a ver com a elegância do discurso, e o argumentativo, ligado às razões que suportam efundamentam as opiniões, estavam intimamente ligados.
Porém, nem sempre as competências retoricas eram utilizadas para fazer prevalecer a causa mais justa. Alguns sofistas gabavam-se de usar a retorica para defender quaisquer opiniões, ou defender isto e o seu contrário.
Ex: O não-ser é o não-ser.
Ora, tudo o que é, é real e existe.
Logo, o não-ser existe.
E, como o não-ser é ocontrário de ser.
Se o não-ser existe, o ser não existe.
Logo, nada existe.

* Retórica e filosofia

Um dos maiores críticos da retórica sofística foi Platão, por entender que esta consistia na simples manipulação da palavra e dos argumentos, sem qualquer preocupação com a verdade. Contra esta retórica sofística, Platão opunha a dialética entendida como o processo no qual osparticipantes se empenhavam fundamentalmente na busca da verdade.
Assim, Platão apenas reconheceu uma retórica liberta de demagogia (engano) e do artifício (espanto) e ao serviço da verdade e distinguiu a Boa Retórica da Má Retórica. Esta última fica apenas ao nível da opinião (doxa), enquanto a Boa Retórica apoiada na dialética, se eleva ao nível das ideias, ou seja, da verdade.

Portanto,distinguem-se duas oposições:
- os que procuram a verdade (filósofos)
- os que defendem simples opiniões (sofistas)

Quadro Síntese |
Sofistica - Sofistas | Filosofia - Filósofos |
Tinha objetivos práticos: preparar os jovens para a disputa política e jurídica. | Tem objetivos de investigação: procurar a verdade. |
Preocupava-se mais com forma do que com o conteúdo do discurso. | É um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Retorica e democracia
  • Filosofia, retórica e democracia
  • Filosofia, retórica e democracia
  • retórica, politica e democracia
  • Democracia, Filosofia, Retórica
  • Filosofia, Retórica e Democracia
  • O que é retórica
  • Retórica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!