Resíduos Agronindustriais

4987 palavras 20 páginas
Resíduos de agroindústria
1. Introdução
As atividades agropecuárias e de processamento de produtos agropecuários geram resíduos que poluem o solo em águas superficiais e subterrâneas. Estes resíduos possuem grande concentração de material orgânico e o seu lançamento em corpos hídricos pode causar uma diminuição na concentração do oxigênio deste meio. O tamanho do problema que isso pode causar depende da concentração de carga orgânica e da vazão do curso d'água receptor.

Quando há o lançamento de grande quantidade de material orgânico oxidável no corpo hídrico, as bactérias aeróbias passam a consumi-lo do meio aquático, baixando sua concentração na água e podendo, com isso, provocar a morte por asfixia, de peixes e outros animais aquáticos aeróbios. Com o acumulo da carga orgânica e o lançamento de uma maior quantidade de carga pode haver a exalação de odores fétidos e gases agressivos, a eutrofização de rios e lagos e dificultar o tratamento da água para o abastecimento público. As águas residuárias de atividades agropecuárias, agroindustriais e domésticas podem conter partículas de solo, fertilizantes, pesticidas, patógenos e também, grande carga orgânica.

A pecuária intensiva é uma forma de exploração concentradora de dejetos animais, possuidores de grande carga poluidora para o solo, o ar e a água. A lavagem de estábulos, baias de retirada de leite, pocilgas e galpões de criação de aves geram grandes quantidades de efluentes poluentes. Os resíduos animais de explorações pecuárias incluem dejetos bovinos, suínos, avícolas, equinos, piscícolas, entre outros. Em locais de criação confinada de animais, pode ocorrer a contaminação das águas superficiais com grande carga orgânica, bactérias do trato intestinal dos animais, além de alguns metais pesados e outros componentes tóxicos, presentes nas excretas em razão da inclusão

Relacionados