Resídios gassosos

5191 palavras 21 páginas
A Gestão Ambiental e as Organizações
Os negócios são estabelecidos com alguns propósitos definidos, mas fundamentalmente visam o LUCRO. E é saudável que tenham lucros, bons lucros.
Não há incompatibi l idade alguma entre um empreendimento rentável e uma GESTÃO AMBIENTAL adequada.
Muito pelo contrár io, a exper iência tem demonstrado que as empresas mais bem controladas têm seus custos reduzidos por que:
Consomem menos água, pelo uso racional
Consomem menos energia, pela redução do desperdício
Utilizam menos matéria-prima, pela racionalização do seu uso
Geram menos sobras e resíduos, pela adequação do uso de insumos
Reutilizam, reciclam ou vendem resíduos, quando possível
Gastam menos com controle de poluição.
Ao reduzir seus custos, as empresas elevam sua competitividade, pois podem cobrar preços menores. Além disso, conquistam novos consumidores pela demonstração de responsabil idade social, já que hoje o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado a respeito dos efeitos ambientais e processos produtivos ecologicamente saudáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação à proteção do meio ambiente.
É comum pensar que as indústrias, inclusive as agroindústrias, são as grandes poluidoras do meio ambiente, porque lidam com recursos naturai s , consomem muita água e energia, emitem poeiras e gases tóxicos e geram efluentes e resíduos sól idos de dif íc i l tratamento.
Mas, na realidade, qualquer atividade humana está int imamente envolvida com aspectos ambientais importantes.
Os setores de comércio e serviços têm grande responsabil idade ambiental , pois são consumidores, vendedores e repassadores de produtos industrializados. Podem desenvolver, por exemplo, programas especiais de conservação de energia e água, de reuti lização de embalagens, de reciclagem de papel ou de quali ficação de consumo para produtos ambientalmente mais saudáveis, visando melhorar seu desempenho ambiental .
Além disso,

Relacionados