Resyni

401 palavras 2 páginas
O autor diz que para escrever bem devemos procurar ser o mais claro possível e tentar agradar o leitor, é importante conhecer três segredos e três tropeços que acontece no dia-a-dia. O primeiro tropeço é quando passamos uma informação de forma errada e geramos uma resposta errada e o primeiro segredo é quando passamos a informação correta, gerando assim uma resposta correta. Portanto o remetente deve passar uma informação com clareza para que o destinatário receba com clareza e possa produzir a resposta correta. O segundo tropeço é quando temos uma idéia boa, mas não sabemos transmiti-la. O segundo segredo é quando mostra que se soubermos comunicarmos bem, seja ela de forma escrita ou visual, as idéias que temos serão mais facilmente compreendidas. Por isso a forma com que as informações são transmitidas é muito importante. O terceiro tropeço ocorre por falta de preocupação se estamos sendo secos, ou tratando com maus modos, mas graças ao terceiro segredo podemos reverter esse tropeço, em que diz que devemos saber persuadir o leitor.
Infelizmente esse tripé (produzir resposta, tornar o pensamento em comum e persuadir) pode ser abalado por ruídos, são eles: ruídos culturais, ruídos físicos e ruídos psicológicos.
A estrutura de comunicação é formada por remetente (quem envia a mensagem), o destinatário (quem recebe a mensagem), a mensagem e os códigos, junto com estes códigos existem os signos, que são estímulos físicos que forma junto com uma idéia a mensagem. O remetente codifica e o destinatário descodifica, este deve conhecer o código. Existem dois tipos de códigos, o fechado, em que o erro de descodificação não acontece, pois o significado de saída e o de chegada é o mesmo, já o código aberto tem uma ou mais descodificação. A escolha do código que será usado depende do que o remetente deseja. No processo de descodificação o repertório (referências históricas) tem sua importância, não podemos descartá-las. Devemos escolher o veiculo certo para transmitirmos a

Relacionados