ResusRESUMO DO TEXTO “O LIBERALISMO ECONOMICO E A TEORIA DO MERCADO” PRESENTE NO CAPÍTULO 03 DO LIVRO “ECONOMIA E SOCIEDADE”, DE ROBERT J. HOLTON. mo do texto

Páginas: 4 (858 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
RESUMO DO TEXTO “O LIBERALISMO ECONOMICO E A TEORIA DO MERCADO” PRESENTE NO CAPÍTULO 03 DO LIVRO “ECONOMIA E SOCIEDADE”, DE ROBERT J. HOLTON.

Os principais componentes do liberalismo econômicorepresentam a fusão de várias ideias retiradas de uma série de fontes. Entre os conceitos chaves dessa tradição podemos destacar: soberania individual, interesse próprio, racionalidade, direitos depropriedade privada, mercados auto-regulados e ordem espontânea.
O conceito de soberania individual trata o individuo como se ele fosse pré-social, no sentido em que a capacidade para a soberaniaindividual está inscrita no indivíduo em seu estado natural, antes de qualquer envolvimento com outros indivíduos, na sociedade humana. Esta construção do individuo pré-social baseia-se na capacidadeque os indivíduos têm de vender, permutar e trocar para realizar seus objetivos individuais.
O interesse próprio argumenta que o individuo pré-social está, não apenas equipado com a capacidade paraexercer a soberania individual, mas também motivado para fazer pelo interesse próprio. Antes da interação com os outros, os indivíduos articulam um sentido dos seus próprios objetivos e umcomprometimento para assegurar esses objetivo o melhor que puderem.
Outro componente da abordagem liberal diz respeito ao autoconhecimento. Só os indivíduos estão em posição de saber melhor quais são os seusinteresses, uma vez que esses são gerados dentro do eu pré-social e não em interação com os outros. Sendo assim, agir racionalmente pode significar simplesmente que aqueles que agem podem apresentar umarazão plausível para as suas ações.
O direito de propriedade privada é o principal meio pelo qual os indivíduos soberanos asseguram o domínio sobre os recursos econômicos, de modo a satisfazer assuas necessidades. No que diz respeito ao direito privado, o ponto essencial é o de que ele permite ao indivíduo afirmar os seus próprios interesses pessoais, na busca dos seus próprios objetivos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • textos sobre economia de mercado
  • TEXTO Teorias Da Origem Da Sociedade
  • TEXTO 03
  • Resumo do 1º capítulo do livro "O texto na sala de aula"
  • Fichamento
  • Fichamento Livro: O que é História Texto 2: A Sociedade e o Indivíduo
  • Resumo do livro teoria do texto de salvatore d'onofrio
  • Livro-texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!