resuo de etica cap tulo 5

274 palavras 2 páginas
A ética esta em paralelo com outras ciências, que estudam o comportamento e suas igualdades sobre os homens isto é, uma ciência que procura aspecto subjetivo, interno, psíquico, constituído de motivos, impulsos, atividade da consciência que propõe fins, seleciona meios, escolhe entre diversas alternativas, formula juízos de aprovação ou reprovação, etc. nesse aspecto psíquico, subjetivo, inclui se também a atividade do subconsciente. Ainda que o comportamento moral responda.
A psicologia vem em ajuda à elucidação da necessidade social de regular as relações do homem numa certa direção da ética referente ao caráter e da personalidade do individuo. Dá ajuda também quando examinam os atos voluntários, a formação dos hábitos, a gênese da consciência moral e do juízo moral.
Pode-se explicar psicologicamente os seguintes fatores:
O comportamento humano.
Problemas morais: quando o individuo se julgar responsável por uma culpa que não o cabe.
Quando um ato humano escapa a uma avaliação ou julgamento moral ou ético.
A ética não pode prescindir dos dados fornecidos e das conclusões deduzidas pela psicologia porque quando se superestima este aspecto subjetivo do comportamento humano, isto é, a função dos fatores psíquicos e se tende a esquecer o aspecto objetivo e social do fatores psíquicos e se tende a esquecer o aspecto objetivo e social do comportamento humano, até o ponto de transforma-lo em chave da explicação do comportamento moral, cai-se no psicologismo ético, isto é, na tendência de reduzir o moral ao psíquico e considerar a ética como um simples capitulo da psicologia.
A ética representa também estreita relação com as ciências que estudam as leis que regem o desenvolvimento do homem social e a sociologia.

Relacionados