Resuno A Estruturação do Planejamento Estratégico de Recursos

2274 palavras 10 páginas
A busca pela excelência operacional trata-se de uma condição emergente junto às empresas atuais para que estejam preparadas para se manterem presentes no mercado em seus espaços concorrenciais. Para tanto, uma das alternativas pelas quais as empresas deverão ter, será a de ter uma visão do futuro, procurar identificar as possibilidades de crescimento e a novas oportunidades de mercado que possam facilitar no planejamento estratégico da empresa.
O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais, internos e externos que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, motivo pela qual as empresas são diferencias uma das outas.
No presente momento, muito se fala em planejamento estratégico no meio empresarial, a sua execução ganhou espaço no meio corporativo em função das suas diversas ramificações de seguimentos, promovendo assim, diversos benefícios para as empresas tais como a orientação, o diagnóstico, a direção, a viabilidade o operacional e a visão do futuro, isso se comprova diante do estudo prático do autor, relacionado com o teórico.
O planejamento estratégico na qual autor destacou na obra, foi posto em prática na seguinte forma, o estudo foi subdividido em duas partes, a primeira parte foi a aplicação da pesquisa e clima organizacional, os dados foram levantados através de um questionário para ser respondido pelos colaboradores da empresa, e a segunda parte foi a construção do planejamento estratégico através dos resultados da pesquisa.
Conclusão
A obra nos mostra com clareza e objetiva a importância da pesquisa de Clima Organizacional no planejamento estratégico da empresa, é a forma de mapear o ambiente interno da empresa e assim destacar o grau de satisfação e insatisfação para melhorar o ambiente

Relacionados