resumão lnguistica geral

1329 palavras 6 páginas
A linguagem é a capacidade do ser humano de se expressar por meio de um conjunto de signos, de qualquer conjunto de signos. Nesse sentido, qual alternativa não se engloba na linguagem? As línguas, os gestos, as cores, os sinais matemáticos, a dança formam a linguagem como tantos outros códigos. O código possui uma estrutura criada e convencionada por nós, usuários. Por meio de um desses códigos, nós podemos tratar de qualquer assunto. Então, assunto não é um código; é o conteúdo da comunicação.
A primeira gramática tradicional foi criada em II a.C. por Dionísio, o Trácio? A gramática limitou-se ao estudo da língua grega escrita (e não falada). Esse estudo firmou uma tradição nas gramáticas ocidentais a partir de então.
Bagno (2003), com base na reflexão de diversos estudiosos da Linguística, afirma que? a norma culta pode ser interpretada de duas formas, sendo a primeira de caráter prescritivo, enquanto a segunda seria ligada aos aspectos de normalidade.
Bagno propõe os termos “variedades de prestígio” e “variedades estigmatizadas”, que seriam, respectivamente? Em qualquer língua existe essa diferença entre a forma falada por um grupo social, de elite econômica e socialmente, e da forma falada pelo restante da população, considerada sem prestígio e, por isso, estigmatizada.
De acordo com os estudiosos da linguagema tividades metalinguísticas são aquelas em que? se faz uso da língua para analisar a própria língua. Gramáticas, dicionários, estudos da Linguística são metalinguísticos, porque recorrem à língua para descrever, explicar, impor regras da própria língua.
Os fatos linguísticos com especulações sobre o certo ou o errado? Trata-sede uma ciência explicativa, procurando explicações para os fatos e fenômenos linguísticos observados. O dever primordial do linguista é descrever o modo como as pessoas falam (e escrevem) realmente sua língua e não preceituar como elas deveriam falar e escrever.
Existe certo conflito entre as regras do sistema linguístico e as da

Relacionados