Resumão esquematizado (habermas) baseado no texto do prof. marcelo neves

1017 palavras 5 páginas
Habermas:
- A modernidade é um projeto inacabado.
-Definição de ontogênese e filogênese: ontogênese é o desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida, ao passo que filogênese é o desenvolvimento da espécie. Assim, a sociedade evolui de maneira comum, com o desenvolvimento do ser (ont), e o progredir da sociedade (filo).

-Mundo objetivo, subjetivo e intersubjetivo: Objetivo: Tangível, relação sujeito/objeto, descrição da realidade.
Subjetivo: Interior ao sujeito, sinceridade ou insinceridade, sentimentos.
Intersubjetivo: Regras sociais, balanceamento das condutas e regula os relacionamentos entre indivíduos (político, militar, religioso).

Habermas retira da construção de Piaget o conceito da teoria dos estágios do desenvolvimento cognitivo do ser humano e transfere para a sociedade, comparando assim o desenvolvimento humano ao social (ontogênico e filogênico):
Estágios de Piaget:
1ª fase: Não há distinção sujeito/ambiente, ainda não se pode falar em subjetividade. Pré-convencional.
2ª fase: Distinção eu/ambiente, percepção dos objetos, mas não há a clara delimitação do exterior a ela, do mundo físico em relação ao social (coisas/sujeitos). Convencional
3ª fase: Completa delimitação do ‘eu’, compreensão do mundo, distinção de sua subjetividade em relação ao mundo. Pós-convencional.

MODELO DO JULGAMENTO MORAL:
No nível pré-convencional, as normas e expectativas sociais são externos ao ser; no convencional, o ser se identifica com as normas e expectativas sociais ou as internaliza; no pós-convencional, a pessoa é capaz de diferenciar as suas próprias normas e expectativas das adotadas pelos outros, definindo seus valores por princípios próprios. Esses três níveis são ainda subdivididos em outros dois cada um.

Nível Pré Convencional = Não há distinção dos três mundos (objetivo, subjetivo e intersubjetivo). Entendimento de mundo em relações externas de causa e efeito, não há o agir direcionado ao êxito (estratégico) e ao que se dirige À busca

Relacionados

  • Resumo Constitucional E Metodologia Jur Dica 26
    126869 palavras | 508 páginas