Resumão Ciência Política AV1

2485 palavras 10 páginas
Discurso Político

1) Discurso Político: resultado de uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em função de certos princípios que devem servir de referência para a construção das opiniões e dos posicionamentos.

2) O discurso Político usa estratégias de persuasão e sedução empregando diversos procedimentos retóricos.

3) Ágora: é o espaço de visibilidade utilizado pelo emissor do Discurso Político.

4) Existem dois tipos de discurso:

Discurso de ideias: baseado em verdades pessoais, dogmas, convicções.
Discurso de poder: baseado em critérios que podem ser falsos ou verdadeiros. É dito o que é possível para atrair o público e não o que é verdadeiramente pensado ou sentido.

5) Retórica: Estratégia do Discurso Político. A retórica é a arte da persuasão pelo discurso.

6) A retórica foi criada pelos sofistas (professores em grego). Para os sofistas, se as pessoas conhecessem os fundamentos da retórica, não seriam enganados. A retórica, para os sofistas, visa a argumentação no verossímil e não necessariamente no verdadeiro. Assim, eles ensinavam aos gregos a falar em público através de técnicas retóricas.

Do surgimento do Estado

Estado: É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público/comum, com governo próprio e território determinado. É uma ordenação que tem por fim a regulamentação das relações sociais entre membros de uma dada população, sobre um dado territórios, na qual a palavra ordenação expressa a ideia de poder soberano, institucionalizado.

Formação do Estado – Existem duas teorias sobre a formação originária do Estado:
- Formação natural, que afirma que o Estado se formou naturalmente e não por ato voluntário;
- Formação contratual, afirmando que um acordo de vontades de alguns homens ou de todos que levou à criação do Estado.

Naturalismo: O Homem é, por natureza, um animal político - Aristóteles. são favoráveis à idéia da sociedade natural. A Teoria Naturalista

Relacionados