RESUMOxxxx

4182 palavras 17 páginas
RESUMO
O design de superfície é um segmento relevante e estratégico entre as funções pertinentes ao design. Também constitui uma área pouco explorada e compreendida nas indústrias. Entender esse nicho como pressuposto indispensável ao gerenciamento da inovação e construção do relacionamento com o cliente gera novas oportunidades. O presente trabalho busca contribuir para as pesquisas sobre o assunto e evidenciá-lo perante a indústria e o empresariado.
Palavras-chave: Design, superfície, design de superfície, gestão do design, gestão estratégica do design de superfície.
ABSTRACT
Surface design is an important and strategic segment among the functions relevant to design. It is also an area that has been little explored and understood in industries. Understanding this niche as a prerequisite to managing innovation and building the relationship with the client generates new opportunities. This paper seeks to contribute to the research on the subject and to highlight it for industry and business.
Keywords: Surface design, design management, strategic management of surface design.
INTRODUÇÃO
O design compreende áreas diversas de atuação e pesquisa nas quais se aplicam processos e metodologias específicas para cada produto. No entanto, um tema se dedica invariavelmente às múltiplas etapas de todo e qualquer desenvolvimento projetual: o design de superfície.
Projetar a superfície implica o planejamento, adequação e viabilização de toda a área visível do produto. Portanto, o profissional se envolve diretamente em todas as fases do desenvolvimento, desde a concepção da ideia até a finalização da peça. Não contemplar essa atividade em paralelo com as etapas de criação, desenho, estruturação, modelação, entre outras implica acabamentos de baixo valor agregado, bem como a perda de oportunidades durante o processo. Mesmo empresas que não têm estruturas específicas voltada para o tema devem prever que seus designers alcancem esse detalhamento das possibilidades do design de

Relacionados