Resumos - "para além do bem e do mal" e "para a genealogia da moral"

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
PARA ALÉM DO BEM E DO MAL
PRELÚDIO DE UMA FILOSOFIA DO PORVIR (1885 – 1886)

Nietzsche critica o que ele chama de preconceitos dos filósofos. Os metafísicos pressupõem estimativas de valor em toda a sua argumentação, como quando, por exemplo, dizem que algo não pode nascer do seu oposto. Pode-se questionar, primeiramente, se existem oposições e, em segundo lugar, se aquelas estimativas de valornão seriam apenas perspectivas provisórias. Desse modo, é preciso que surja uma nova espécie de filósofos que não tenha tais preconceitos.
A falsidade não é nenhuma objeção contra esse juízo. É preciso admitir a inverdade como condição de vida, opondo-se aos valores habituais. Uma filosofia que se atreve a fazer isso se coloca, assim, além do bem e do mal. Há que se questionar por, por exemplo,por que a crença em juízos a priori é necessária e se o impulso de autoconservação é realmente o impulso cardinal de um ser orgânico.
É preciso ainda rejeitar as certezas imediatas, o conhecimento absoluto e a “coisa em si” e resistir às interpretações ruins. A crença em certezas imediatas é uma ingenuidade moral. Mas, o filósofo ressalta que as aparências também são importantes, não se pode,como alguns filósofos propõem abolir completamente o “mundo aparente”, pois assim também se aboliria a “verdade”.
A consciência do método exige que se faça um ensaio supondo que nada além do nosso mundo dos apetites e paixões está dado como “real”, a única realidade que temos alcance é a dos nossos impulsos, não se pode entender esse mundo mecânico ou material como mera aparência, mas sim comoalgo da mesma ordem de realidade que nossa própria emoção. Se pudéssemos explicar os nossos impulsos como vontade de potência, o mundo todo seria justamente vontade de potência.
Nietzsche aposta em uma nova geração de filósofos com um espírito livre, mas espíritos verdadeiramente livres e não apenas niveladores escravos do gosto democrático. A mais profunda solidão permite que o espírito sejalibertado.
O filósofo pensa o pessimismo em suas profundezas, redimindo-o da forma com que ele tinha se apresentado até então. O instinto de conservação faz com que os homens sejam superficiais. Nessa perspectiva, a religiosidade seria, na verdade, apenas um medo da verdade.
Nietzsche denuncia que falta na “ciência da moral” o próprio problema da moral. Nunca houve uma problematização do tema. Todamoral é uma parte de tirania contra a “natureza” e, mais do que isso, uma coação. Essa coação limita o desenvolvimento humano, pois remete ao rebanho da obediência. Os novos filósofos devem buscar uma moral superior, invertendo os “valores eternos”.
As maneiras de pensar que se baseiam em prazer e dor (hedonismo, pessimismo, utilitarismo, eudemonismo etc.) não são maneiras de pensar de verdade,mas apenas ingenuidades. Há problemas muito maiores para a filosofia se ocupar do que sofrimento e compaixão, como o que ele chama de “vontade fundamental do espírito”.
Nietzsche critica o anti-semitismo, classificando-o como um descomedimento vergonhoso e repugnante. Para ele, qualquer um que se proponha a pensar o futuro da Europa não pode deixar de contar com os judeus em todos os projetos,por serem, segundo o filósofo, a raça mais forte e tenaz do continente.
O filósofo alemão diferencia dois tipos principais de moral: a moral dos senhores e a moral dos escravos. Essa última é essencialmente utilitária, opõe “bom” e “mau”, sendo que este desperta medo e não deixa lugar para o desprezo. Enquanto que na moral dos senhores, é o “bom” que desperta medo e o homem “ruim” é o desprezível.A despeito de sua brilhante argumentação, Nietzsche admite que é natural, tão natural quanto o tempo que o brilho das estrelas mais distantes demora para chegar aos homens, que os maiores pensamentos (e, consequentemente, os maiores acontecimentos) não sejam entendidos pelas gerações contemporâneas.

PARA A GENEALOGIA DA MORAL
UM ESCRITO POLÊMICO EM ADENDO A “PARA ALÉM DO BEM E DO MAL” COMO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Além do bem e do mal
  • Bem e o mal (comportamento moral)
  • Resumo genealogia da moral
  • genealogia da moral resumo
  • Alem do bem e do mal
  • resumo entre o bem e o mal
  • Resumo entre o bem e o mal
  • Resumo Entre o Bem e o Mal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!