RESUMOS INTRODUÇÃO A LITERATUTA

Páginas: 6 (1336 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
INTRODUÇÃO A TEORIA LITERARIA
RESUMO
LITERATURA E HISTORIA
ACADEMICAS:ALANA DALVANA E ONEIDA

A partir do século XVIII, a literatura deixou de ser a reflexão da classe dominante, consentida como atividade destituída de saber e de utilidade.
O lugar privilegiado que assumia a arte entre as figuras do espírito absoluto desaparece, na medida em que não assume função para sistema econômicopolítico.
A religião passa para a organização e a filosofia passa a cientificidade. A arte começa a sucumbir a critica ideológica, diz Habermas, é porque a religião e a filosofia já não mais tem lugar de sobrevivência. Artista, o filosofo, o político e o operário tinham uma só arte, uma só cultura, e as sociedades modernas tem se revelado incapazes de ter um sentido orientado pela arte e pelareligião, a arte não consegue escapar do domínio exercido pela ideologia dominante, a literatura é elemento de superestrutura, e por isso se encontra hoje num impasse dentro do capitalismo, foi liberada das funções culturais, religiosas e morais, transformando se assim num produto industrial. Numa mercadoria que consome que não quer servir de veiculo da ideologia dominante.
A literatura, que nopassado teve papel orientação social, hoje encontra certo ensurdecimento por parte das decisões administrativas do Estado e do neoliberalismo e do publico narcotizados pelos vastos canais de comunicação, porem a ela tem encontrado fórmulas de utilizar estes canais de comunicação, como as telenovelas.
A interferência da arte na sociedade é indireta e subliminar, atua agindo num área mais radical ebásica da sociedade: atua nas consciências, mas não às claras, a literatura e outras artes tem mostrado um meio de que dispõe a cultura para educar,politizar(humanizar o própio homem)
A literatura é muito eficaz, mais convincente e o problema que pode enfrentar hoje seria a perda de respeito e publico, mas esse problema tem sido resolvido pelos própios escritores através da internet.
A arte, paraHegel, é um momento do espírito humano. Descobrindo se a si próprio, como ser cultural, a poesia se baseia na percepção imediata da alma por si mesma e sem si mesma, a missão da poesia é evocar a potencia da vida do espírito, um saber que não separa ainda o homem do particular; pois na poesia há a vida na sua figuração unitária apreendendo tudo de maneira independente.
Á medida que a sociedadefoi deixando de ser humanidade para se tornar racionalidade, a autonomia foi ficando abalada, o crescimento e a automação das sociedades modernas levam o individuo a um constante movimento de conformidade e de imitação. O romantismo ainda era ajudado pelas musas, o naturalista criava um mundo desencantando. No Brasil. parece que o século XIX atravessou a 1914-1918, veio até a burguesia de JoséLins do Rego e Jorge Amado, Burguesia da plantação até Getulio Vargas, as forças vivas da burguesia nacional estavam nos canaviais, nas plantações de cacau, nos cafezais. É aí que as encontram nosso escritores, mesmo Graciliano. Mas na Europa a guerra foi decisiva, tanto para as artes quanto para as sociedades. Os modernismos europeus saíram daquela catástrofe humana
A sociedade, que osnaturalistas viram, era feia e corrupta, os românticos idealizavam o futuro, os realistas amargam o presente. o escritor ocidental foi –se distanciando da corrupção para o protesto do imaginário, da utopia,da Fantasia exótica.
Os homens se despojaram de sentido?O iluminismo (HORKHEIMER E ADORNO. Dialética Del Iluminismo. Buenos Aires; sur 1971,303p.) retira do mundo os conceitos universais, atacando-oscomo superstição, medo de demônios, terrorismo. ``O iluminismo se relaciona com as coisas assim como o ditador se relaciona com os homens. Ele os reconhece,na medida em que os pode manipular.ele teve desde muito cedo um grande inimigo:o Romantismo,que se lhe segue ,e que durou pouco, pois logo foi sufocado pelo nacionalismo que dissolve a rebelião romântica.uma das principais características da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo introdução
  • Introdução resumo
  • Resumo De Introdução
  • Resumo Introdução
  • resumo e introduçao
  • Resumo introdução ao estudo do direito
  • Resumo Introdução a Sociologia
  • Resumo de introduçao ao estudo do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!